Levante Ideias - Petróleo EECI

PetroRio entra no pré-sal

Na manhã de quinta-feira (19), antes da abertura do mercado, a PetroRio (PRIO3) divulgou em Fato Relevante a assinatura do contrato de aquisição de participação em dois campos do pré-sal detidos pela britânica BP Energy.

As participações correspondem a 35,7 por cento do bloco BM-C-30 no campo de Wahoo e a 60 por cento do bloco BM-C-32 no campo de Itaipu. O valor da transação é de 100 milhões de dólares a serem pagos em cinco parcelas, com a maior parte para 2022 (17,5 milhões na assinatura e conclusão, 15 milhões em 2021 e o restante em 2022).

Os campos já concluíram a fase de avaliação, se tornando reservas provadas (aquelas em que a produção é viável) e estão em fase de desenvolvimento. A PetroRio estima, em seu plano base, que o investimento total no desenvolvimento ficará em torno de 800 milhões de dólares, durante três anos de desenvolvimento do campo, com a primeira extração de óleo estimado para o fim do segundo ano de investimento.

A aquisição marca a entrada definitiva da empresa na produção do pré-sal, com potencial de triplicar sua capacidade de extração de petróleo, adicionando cerca de 40 mil a 45 mil barris por dia em uma produção atual de 27 mil barris de óleo por dia.

A notícia é bastante positiva para a companhia, podendo combinar o aumento da capacidade com redução de custos, além da sinergia com a operação atual. As ações PRIO3 já tiveram forte reação positiva na quinta-feira (19), com alta de 29,94 por cento.

Além disso o custo de extração até o reservatório da plataforma (FPSO) estimado é de 2 dólares por barril que, adicionado ao Capex total (cerca de 7 dólares por barril no período de desenvolvimento) o custo total de extração será de 9 dólares o barril, 30 por cento abaixo do praticado pela companhia hoje.

Um ponto importante a se observar é que os campos adquiridos, sobretudo o bloco de Wahoo, está a apenas 35 quilômetros do bloco de Frade, onde a companhia já atua. Segundo a PetroRio, isso permitirá compartilhar a infraestrutura, inclusive a plataforma FPSO já operante, de modo a gerar uma grande eficiência operacional.

Além do mais o óleo do campo de Wahoo é mais leve, ou seja, de melhor qualidade (menos teor de impurezas como enxofre) que o do campo de Frade, o que permitirá negociá-lo próximo ao preço de referência do petróleo Brent, cerca de 2 dólares por barril acima do praticado hoje pela companhia.

É estimada uma reserva de 140 milhões de barris no campo de Wahoo (considerando 100 por cento da área provada do campo), uma quantidade considerável em relação ao ritmo de produção diária estimada pela companhia.

Acreditamos que as ações ainda devem se valorizar no curto prazo, porém em uma magnitude menor do que no pregão de quinta-feira (19), de modo que o mercado vai precificar apenas uma parte do potencial total de valorização da companhia. O início da operação ainda está sujeito à aprovação dos órgãos regulatórios e é necessário considerar o risco de execução do projeto pela companhia, devido a sua complexidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel