Petrobras, Eneva e 3R Petroleum

Petrobras: vitória com ICMS

A Petrobras (PETR3/PETR4) informou nesta quinta-feira (20) que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS-Cofins gerará um efeito fiscal positivo de 4,4 bilhões de reais no balanço do segundo trimestre da companhia.

O impacto ocorre pela estimativa da companhia de valores a serem recuperados entre 2001 e 2020. expectativa é que o impacto deve chegar na forma de créditos fiscais a serem aproveitados nos próximos anos.

A notícia positiva chega no mesmo dia em que o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), fez novamente declarações quanto a função social da companhia, evidenciando que, em sua visão, alguns preços praticados pela companhia “não têm cabimento”.

E Eu Com Isso?

A geração de créditos fiscais para a Petrobras deve gerar efeito direto no lucro líquido da companhia nos próximos trimestres e por esse fato esperamos que essa notícia tenha impacto positivo no preço das ações da companhia (PETR3/PETR4) no curto-prazo.

Por outro lado, a recente declaração de Bolsonaro também gera incertezas quanto a quais produtos o presidente estava se referindo e também o tamanho do impacto de uma possível alteração nas margens da companhia. Em fevereiro, interferências deste tipo levaram a queda de mais de 28 por cento nas ações da companhia em 3 dias.

Mesmo com a boa performance do setor de commodities no mundo, as ações da companhia (PETR4) acumulam queda de 5,4 por cento em 2021, em nossa visão principalmente devido a mudança de postura do governo federal, que nos levou a excluir de nossas carteiras de recomendação todas as empresas estatais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultado da Petrobras (PETR3/PETR4) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.