Petrobras - PETR3, PETR4 - Levante Investimentos

Petrobras vende refinaria no AM, mas não em PE

A Petrobras (PETR3/PETR4) fez dois comunicados ao mercado na noite desta quarta-feira (25). O primeiro foi em relação à assinatura do contrato de venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman) para a Atem Distribuidora de Petróleo.

Já no segundo comunicado, a companhia informou que os interessados na venda da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, não apresentaram proposta vinculante para a compra da refinaria.

Ambas as refinarias constam no plano de desinvestimento da Petrobras.

A refinaria Reman, presente no estado do Amazonas, possui capacidade de processamento de 46 mil barris por dia e foi vendida por US$ 189,5 milhões, sendo 28,4 milhões pagas nesta data, dia da assinatura do contrato de venda, e 161,1 milhões a serem pagos no fechamento da operação, que ainda conta com um terminal de armazenamento.

A transação ainda está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas não deve ter surpresas, visto que a operação diminui a parcela da Petrobras no refino brasileiro.

A Atem Distribuidora de Petróleo possui mais de 300 postos franqueados, 5 bases de distribuição e mais de 2 mil clientes, movimentando mais de 2 bilhões de litros de combustíveis por ano.

Com a aquisição, a empresa entra no setor de refino, verticalizando suas operações, e deverá assumir as operações da refinaria após o fechamento da transação e um período de transição.

Já a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), estava em processo de venda, mas os interessados em sua compra declinaram de apresentar uma proposta para sua compra.

Desta forma, a Petrobras decidiu encerrar o processo de venda e irá avaliar os próximos passos para o ativo.

E Eu Com Isso?

Por um lado, a venda da Reman é positiva para a empresa, que segue se desfazendo de ativos considerados não estratégicos para focar na exploração e produção de petróleo em águas profundas, principalmente no pré-sal.

Por outro lado, o encerramento do processo de venda da RNEST é negativo, visto que esta é uma das maiores e mais modernas refinarias do país, com capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Petrobras (PETR3/PETR4) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom e o Fomc

Todas as atenções do mercado financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, estarão voltadas para as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Fomc (Federal

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Mais um parecer

Após a divulgação do segundo parecer da reforma administrativa (PEC 32/2020), que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, o deputado e relator da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.