Petrobras - PETR3, PETR4 - Levante Investimentos

Petrobras vende fábrica de fertilizantes e conclui venda do Polo Alagoas

Na tarde da última sexta-feira (04), a Petrobras (PETR4) anunciou que avançou na venda de dois ativos que fazem parte de seu plano de desinvestimento, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) e o Polo Alagoas.

A UFN-III está localizada no município de Três Lagoas – MS e foi vendida ao grupo russo Acron, produtor global de fertilizantes. As negociações com o grupo começaram em 2017 e quase foram concluídas em 2019, mas o negócio não foi fechado por conta da dificuldade de celebrar um contrato com a Bolívia para o fornecimento de gás natural, matéria-prima necessária para a produção de fertilizantes nitrogenados. Após aprovações governamentais necessárias, a governança da estatal ainda deve aprovar o negócio, que não teve valor divulgado.

Em relação ao Polo Alagoas, a Petrobras concluiu sua venda para a brasileira Origem Energia (antiga Petro+), tendo recebido o montante de US$ 240 milhões nesta data. Em 2021, a companhia já havia recebido US$ 60 milhões na assinatura do contrato.

O Polo, localizado no estado de Alagoas, compreende sete concessões de produção, sendo seis terrestres e uma em águas rasas, contando ainda com uma UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural). Segundo a companhia, a produção média do polo em 2021 foi de 1,62 mbpd de óleo e de 550 mil metros cúbicos por dia de gás.

E Eu Com Isso?

As vendas são positivas para a Petrobras e vão em linha com seu plano estratégico, desinvestindo em ativos não core para focar seus esforços na exploração e produção de petróleo em águas profundas, onde a companhia possui grande diferencial competitivo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras interessada na Bacia de Campos e na margem equatorial.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.