Petrobras (PETR3, PETR4): Relatório de produção do quarto trimestre
A Petrobras divulgou ontem (10), após o fechamento do mercado, os seus números de produção e de vendas referentes ao quarto trimestre de 2019.
A produção de óleo e gás alcançou a marca de 3,025 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, o que representa novo recorde de produção da companhia para um mesmo trimestre. Em 2019, a média foi de 2,77 milhões diários, uma alta de 5,4 por cento frente a 2018.
Já a produção na camada do pré-sal atingiu a marca dos 1,533 milhões de barris por dia no quarto trimestre de 2019, representando aumento de 46,4 por cento ante o quarto trimestre de 2018.
A produção de barris em terra, águas rasas ou ultra profundas caiu em 2019. Porém, houve um aumento de 28 por cento na produção nas áreas de pré-sal, onde a empresa está priorizando a exploração. A produção do pré-sal representou 46 por cento da produção em 2019 (38 por cento em 2018).
O resultado da produção de petróleo e gás natural da Petrobras demonstram que a companhia está seguindo no caminho certo, buscando explorar os ativos em que a empresa possui mais experiência. Esperamos impacto positivo no preço das ações (PETR4) no curto prazo.
Recentemente, as suas ações têm caído no mercado. Avaliamos que isso decorre principalmente por dois fatores: i) queda na cotação dos preços internacionais do barril de petróleo, e ii) a recente oferta de vendas das ações ordinárias por parte do BNDES e a eminente venda de ações preferenciais.
Temos visão construtiva para companhia no longo prazo na medida em que a companhia está saindo de ativos não prioritários para se concentrar no pré-sal, onde possui vantagens competitivas e custos de extração baixos. O plano estratégico da companhia mostra-se preocupado em obter retornos sobre o capital investido de forma sustentável, e os recentes resultados têm apontado para um sucesso parcial disso.
–
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: BNDES finaliza venda das ações da Petrobras (PETR3/PETR4)