Paulo Guedes (Fonte: Tânia Rego / Agência Brasil)

Paulo Guedes no Senado

Na reta final da apresentação do super pacote previsto pelo governo para superar os desafios econômicos no pós-pandemia, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (25), um convite para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareça a uma sessão para dar explicações sobre comentários à derrubada do veto do reajuste de servidores públicos.

Na ocasião, o ministro declarou que a derrubada do veto era um “crime contra o País” cometido pelos senadores, causando forte irritação na Casa Legislativa. Ao cabo, a decisão foi revertida pela Câmara e o veto foi mantido.

O requerimento foi apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após reunião informal de líderes, ocorrida na manhã de ontem. Segundo Alcolumbre, seus pares não mereciam ser atacados dessa maneira e, apesar de considerar que o episódio já tenha sido superado, estaria fazendo o convite para que Guedes trouxesse uma mensagem de respeito à Casa. Agora, será agendada uma data para estender o convite ao ministro, que não tem obrigação de comparecer, mas deve estar presente para pacificar a relação com o Senado.

Havia a possibilidade de os senadores aprovarem um requerimento de convocação do ministro, o que seria visto como uma retaliação maior à sua atitude. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), teve que trabalhar para que isso não ocorresse. Como comentei após o episódio do veto, a relação entre a Casa e o Planalto pioraria nas próximas semanas. A ida de Guedes à sessão do Senado é o início de uma reconciliação delicada, com tantos temas importantes para serem discutidos e aprovados no Congresso.

Com os mercados refletindo outras expectativas no radar, de águas internacionais e referente às economias globais, a notícia pouco deve influenciar os ativos no dia de hoje. Até segunda ordem – Brasília é uma caixa de surpresas –, a política deve ficar de lado no pregão desta quarta.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel