Levante Ideias - Bolsa de Valores

Para o alto e avante

Uma das tarefas mais difíceis para o investidor, mesmo o experiente, é identificar corretamente os movimentos nos preços dos ativos. O que foram a alta de ontem ou a queda desta manhã: apenas volatilidade de curto prazo, ou uma tendência consistente de valorização ou de desvalorização? Se você tem dificuldades em diferenciar umas e outras, não se sinta incompetente. Mesmo profissionais de mercado tarimbados, com muitos anos de estrada, ficam na dúvida. A posteriori, tudo fica mais fácil. Ou, como diz a velha frase, nada mais fácil do que prever o passado.

O movimento da semana que se encerra nesta sexta-feira é um bom exemplo. O Ibovespa recuou 2,2 por cento na quinta-feira (12). Foi uma realização de lucros de curto prazo, justificada pelo aumento do número de casos de coronavírus na Europa e nos Estados Unidos, ou foi o fim de um movimento de valorização que se iniciou há alguns dias e que chegou a seu final? Prever os movimentos futuros de curto prazo do mercado é uma tarefa árdua. Nessas horas, é preciso voltar aos fundamentos. E eles são positivos.

Por exemplo, o IBC – Br de setembro, divulgado na quinta-feira pelo Banco Central (BC). Considerado uma prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IBC-Br de setembro mostrou um aumento de 0,74 por cento em setembro, sem considerar as variações sazonais. O resultado dessazonalizado foi ainda melhor, com um aumento de 1,28 por cento no PIB. Foi a quinta alta consecutiva, e reduziu a retração anual do PIB para 1,98 por cento. Só para comparar, em junho, o mesmo indicador mostrava um encolhimento de 7,66 por cento no PIB.

O desempenho da economia, os resultados das empresas, todos esses números mostram que, apesar dos sustos da pandemia, os agentes econômicos estão se mostrando capazes de enfrentar a crise. Claro, há prejuízos pesados por todos os lados e inúmeros setores que vão emergir no mundo pós-pandemia (ou pós-vacina) profundamente modificados. Mesmo assim, as empresas – e as companhias brasileiras não são exceção – estão mostrando uma resiliência elevada e conseguem continuar operando e produzindo apesar dos novos desafios. E essa percepção é o que deve nortear o mercado para o alto e avante no longo prazo, apesar das pesadas oscilações de curto prazo.

Após a queda da véspera, a sexta-feira começa com um movimento positivo nos mercados. Os contratos futuros de Ibovespa e os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão avançando, ambos, 0,7 por cento na abertura, o que indica a probabilidade de um dia positivo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.