como investir no tesouro direto

Pacotes de ajuda atenuam profundidade da situação

Pacotes de ajuda econômica vêm sendo aplicados mundo afora. O desempenho do mercado financeiro internacional na quinta-feira (26) mostrou que os investidores deram mais importância à atuação dos ministros das Finanças e dos banqueiros centrais, e ignorou o forte avanço do desemprego americano registrado na terceira semana de março. Apesar de os 3,2 milhões de pedidos iniciais de seguro-desemprego terem sido um recorde histórico, o número foi melhor do que as projeções mais pessimistas, que chegavam a estimar 4 milhões de pedidos. Além disso, os investidores preferiram se concentrar nas perspectivas de que o socorro está a caminho. Além da perspectiva de uma aprovação rápida do pacote de ajuda econômica de 2,2 trilhões de dólares pela Câmara dos Deputados americana, o mercado se concentrou nos diversos programas que vêm sendo montados para impedir um desastre econômico.

Além dos 2,2 trilhões de dólares nos Estados Unidos, a Alemanha está montando um pacote de ajuda de 750 bilhões de euros, quase 800 bilhões de dólares. Pacotes de ajuda estão sendo montados até por países economicamente mais frágeis, como a Malásia, que anunciou um pacote de 58 bilhões de dólares, o equivalente a 17 por cento de seu Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, um pacote de ajuda que garante 600 reais a cada trabalhador informal (leia mais abaixo).

A montagem desses pacotes de ajuda representa uma política econômica keynesiana clássica. Em teoria, é simples: o governo injeta dinheiro na economia, mesmo à custa do desequilíbrio das contas públicas. A meta é aliviar a intensidade e reduzir o tempo de duração da crise que será provocada pela interrupção forçada das atividades devido ao isolamento necessário provocado pelo coronavírus.

Petróleo

A queda dos preços do petróleo continua. Na manhã desta sexta-feira, os contratos futuros do petróleo tipo Brent estavam cotados a 25,80 dólares por barril, uma queda de 2,08 por cento. A queda dos preços da commodity foi tão forte que, na quinta-feira, autoridades russas sugeriram retomar as negociações com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Kirill Dmitriev, presidente do fundo soberano russo, disse que poderá renegociar um acordo no âmbito da Opep+, a versão expandida da organização, que inclui a Rússia, se outros países participarem. Um acordo entre a Rússia e os demais países da Organização para conter a queda dos preços foi cancelado no início deste mês, mandando os preços para baixo. Agora, Dmitriev disse que as autoridades russas estavam “em contato” com a Arábia Saudita e demais produtores. A queda das cotações vem afetando os resultados das petrolíferas, como a Petrobras (leia mais abaixo).

Indicadores

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 3,9 pontos em março, para 97,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (26). Apesar do resultado negativo, a média do ICI no primeiro trimestre de 2020 está em 99,9 pontos, alta de 2,7 pontos em relação aos 97,2 pontos do quarto trimestre de 2019.

Em março, a confiança recuou em 14 dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice de Expectativas (IE) caiu 5,6 pontos, para 96,2 pontos e o Índice de Situação Atual decresceu 2,1 pontos, para 98,8 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou 0,9 ponto percentual, para 75,3 por cento. Em médias móveis trimestrais, o Nuci permaneceu estável em 75,6 por cento.

“O resultado do mês mostra os primeiros efeitos da pandemia de coronavírus sobre a confiança da indústria. O ICI registrou a maior queda desde março de 2015 (6,6 pontos), quando ocorreram as primeiras manifestações contra o governo Dilma Rousseff”, disse Renata de Mello Franco, economista da FGV.

Prognóstico dos pacotes de ajuda injetados na economia

A adoção dos pacotes de estímulo à economia, combinados com medidas duras de contenção ao vírus, é a melhor solução para atenuar os efeitos de uma crise que promete ser severa, mas de duração menor do que o que se teme. As autoridades econômicas estão mais para pilotos de avião do que para condutores de trens. Em vez de terem de seguir uma linha fixa e imutável, os formuladores de políticas econômicas têm uma infinidade de comandos e controles fiscais e monetários que podem ser acionados para incentivar a economia.

O prognóstico é positivo, apesar de não se descartar a hipótese de uma realização pontual de lucros nesta sexta-feira, após as fortes altas dos últimos dias. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Mercado ainda calcula as consequências da epidemia

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel