Levante Ideias - Congresso Nacional

Orçamento em discussão

Faltando dez dias para o início do recesso parlamentar, a semana de atividades legislativas no Congresso promete ser bastante movimentada, a fim de endereçar praticamente todas as pendências ainda abertas para 2021. Nesta terça-feira (14), a Câmara analisa as mudanças efetuadas no Senado sobre a PEC dos Precatórios. A Casa Alta, por sua vez, tem uma série de sabatinas para aprovar indicações de cargos em órgãos e autarquias.

Em seguida, a expectativa é de avanço nas discussões definitivas sobre o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária) de 2022, na tentativa de aprovar a peça ainda neste ano. Existe a possibilidade, porém, de a discussão se estender para fevereiro do ano que vem, a exemplo do que ocorreu no início deste ano.

O relator do orçamento de 2022, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), tem admitido que estuda alternativas para um cenário onde o orçamento fique apenas para o ano que vem, em função da falta de consenso sobre o texto residual da PEC dos Precatórios.

Vale lembrar que parte do espaço fiscal a ser aberto precisa da aprovação dos deputados, já que voltou junto ao texto modificado pelos senadores.

Nesse sentido, fala-se em condicionar parte das despesas do ano que vem à aprovação da PEC, ou mesmo um corte linear de 6% para as despesas não obrigatórias (investimentos e custeio da máquina pública).

O corte nos gastos discricionários abriria espaço, ainda, para demandas de congressistas, como aumento do fundão eleitoral e de emendas parlamentares.

No entanto, o relator do orçamento não fala em reajuste para o funcionalismo público, apesar das declarações recentes do presidente Bolsonaro sobre o tema. Segundo ele, o reajuste teria impacto permanente e, portanto, não caberia no atual contexto.

E Eu Com Isso?

A expectativa geral é de aprovação de grande parte das mudanças feitas na PEC dos Precatórios, abrindo espaço para que o orçamento de 2022 avance ainda essa semana e seja finalizado logo antes do recesso parlamentar. Não parece ser do interesse de deputados e senadores – ainda mais em ano eleitoral – que o debate seja estendido para o ano que vem.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Crônica de um aperto monetário anunciado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.