Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente

Operação Akuanduba realiza buscas contra Ricardo Salles

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta (19), a Operação Akuanduba, que realiza buscas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, membros do ministério do Meio Ambiente e servidores do Ibama. Foram emitidos 35 mandados de busca e apreensão para São Paulo, Pará e Distrito Federal, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação tem como objetivo apurar crimes contra a administração pública – como corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando – que estariam sendo praticados por agentes públicos em conjunto com empresários do ramo madeireiro.

A investigação da PF teve início em janeiro e contou com informações obtidas por autoridades estrangeiras, que apontaram possíveis irregularidades de servidores dos órgãos investigados no processo de exportação de madeira.

O ministro Salles teve sua casa em São Paulo, seu gabinete funcional em Brasília e um gabinete montado no Pará vasculhados pela Polícia Federal. Os sigilos fiscal e bancário do ministro também foram quebrados, a pedido de Alexandre de Moraes. Ainda, foram afastados imediatamente cerca de dez servidores do Ibama – incluindo o presidente do órgão, Eduardo Bim – e da pasta do Meio Ambiente.

Por fim, também fica suspenso um despacho feito pelo Ibama, em 2020, que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações. Segundo a PF, a medida resultou na regularização de cerca de 8 mil cargas de madeira ilegal.

E Eu Com Isso?

A operação deflagrada traz ainda mais a atenção do mercado para o cenário político nesta quarta, com importante presença do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na CPI da Covid e a MP da privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.

A princípio, o ministro não deve perder seu cargo, apesar de muita pressão dentro e fora do meio político. Salles é considerado homem de confiança do presidente Bolsonaro e o governo não deve queimá-lo sem maiores informações sobre a operação deflagrada nesta quarta.

Investidores devem ficar atentos para um dia que tem tudo para entregar volatilidade elevada, em meio a uma série de acontecimentos em Brasília.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O País da resiliência | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.