A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta (19), a Operação Akuanduba, que realiza buscas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, membros do ministério do Meio Ambiente e servidores do Ibama. Foram emitidos 35 mandados de busca e apreensão para São Paulo, Pará e Distrito Federal, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A operação tem como objetivo apurar crimes contra a administração pública – como corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando – que estariam sendo praticados por agentes públicos em conjunto com empresários do ramo madeireiro.
A investigação da PF teve início em janeiro e contou com informações obtidas por autoridades estrangeiras, que apontaram possíveis irregularidades de servidores dos órgãos investigados no processo de exportação de madeira.
O ministro Salles teve sua casa em São Paulo, seu gabinete funcional em Brasília e um gabinete montado no Pará vasculhados pela Polícia Federal. Os sigilos fiscal e bancário do ministro também foram quebrados, a pedido de Alexandre de Moraes. Ainda, foram afastados imediatamente cerca de dez servidores do Ibama – incluindo o presidente do órgão, Eduardo Bim – e da pasta do Meio Ambiente.
Por fim, também fica suspenso um despacho feito pelo Ibama, em 2020, que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações. Segundo a PF, a medida resultou na regularização de cerca de 8 mil cargas de madeira ilegal.
E Eu Com Isso?
A operação deflagrada traz ainda mais a atenção do mercado para o cenário político nesta quarta, com importante presença do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na CPI da Covid e a MP da privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.
A princípio, o ministro não deve perder seu cargo, apesar de muita pressão dentro e fora do meio político. Salles é considerado homem de confiança do presidente Bolsonaro e o governo não deve queimá-lo sem maiores informações sobre a operação deflagrada nesta quarta.
Investidores devem ficar atentos para um dia que tem tudo para entregar volatilidade elevada, em meio a uma série de acontecimentos em Brasília.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—