O Banco Pan (BPAN4) anunciou nesta quinta-feira (20), após o fechamento do mercado, a realização da sua oferta secundária de ações (follow on) para a venda das ações preferenciais em posse da Caixa Econômica Federal.
A oferta será de 89.599.665 ações, que correspondem a toda parcela da Caixa nas ações preferenciais (16,3 por cento) do Banco Pan.
Considerando o preço de fechamento desta quinta-feira (20), a oferta poderá movimentar cerca de 783 milhões de reais. A estatal seguirá com 49,2 por cento das ações ordinárias. O Banco BTG Pactual (BPAC11) detém os outros 50,8 por cento das ações de controle.
A oferta é restrita (CVM 476) exclusivamente para investidores profissionais e o preço será fixado no dia 27/08, com as ações objeto começando a negociar no dia 31/09.
A notícia pode ser considerada levemente positiva para os acionistas do Banco Pan (BPAN3/BPAN4), pois significará um aumento da parcela de ações em circulação no mercado (free float) e aumento da liquidez das ações.
Contudo, pode haver alguma volatilidade nos preços das ações no curto prazo, movimento inerente a esse tipo de oferta. Ademais, como não haverá lotes adicionais para suprir um eventual excesso de demanda, a volatilidade nos preços pode ser ainda maior, conforme esclarecido no fato relevante da oferta.
No ano as ações preferenciais do Banco Pan (BPAN4) recuam 16,2 por cento, enquanto o Ibovespa recua 12,2 por cento. O desempenho do banco, porém, é superior aos maiores do setor, dado que Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú caem na média 35 por cento no ano.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.