bolsonaro-2-840x528

O pronunciamento de Bolsonaro

O pronunciamento de Bolsonaro

Na noite desta terça-feira (24), Jair Bolsonaro veiculou nas rádios e televisões um pronunciamento oficial de cinco minutos para pedir ao país que volte à “normalidade”. Em seu discurso, o presidente criticou a imprensa por criar “histeria” em relação ao coronavírus e também os governadores por lidarem com a pandemia como se o país fosse “terra arrasada”.

Ainda, Bolsonaro criticou o fechamento de escolas, a restrição dos transportes públicos e o confinamento em massa, indicando que todas essas medidas seriam prejudiciais ao emprego a às famílias. Com o discurso, o presidente abandonou o tom moderado e conciliador que tinha proposto a desenvolver com outros entes federativos.

A fala não foi alinhada com nenhum ministro da Esplanada e seguiu as diretrizes de um grupo de assessores ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) – um dos comandantes da “ala ideológica” do governo. Bolsonaro pai fez questão de mencionar a mídia como propagadora de pânico e pavor e, ainda, diferenciou o Brasil da Itália pelo “número de idosos e clima totalmente diferente”. Voltou, também, a chamar o coronavírus de gripezinha.

O pronunciamento vai na contramão dos esforços para apaziguar a relação entre Poderes e entre os entes federativos. Vai, inclusive, na contramão de sugestões de outras alas do governo, podendo criar desconforto interno. Com o discurso, Bolsonaro demonstra sua real opinião sobre o tema e exagera na irresponsabilidade. A reação à fala foi negativa e englobou não só a oposição, mas outros espectros ideológicos que não o bolsonarismo.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Coronavírus: os seis estágios de uma crise, em qual estamos agora?

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel