O mercado é retardado
O Ibovespa fez ontem o que deveria ter feito um dia antes: subiu forte em função da aprovação do parecer da reforma da previdência. O mercado tem um efeito retardado, muitas vezes. Os investidores esperam alguém falar o que eles já possuem a convicção de que sabem para ficar otimistas.
Sabe o que mudou de quarta para quinta? Nada!
A minha escola de formação como profissional foi na gestão de fundos multimercados e de ações. Não existe melhor escola que essa.
Não para menos, eu gosto muito de aproveitar esses movimentos de inconstância e de movimento retardado no mercado… Desta vez, quem se deu bem com isso foram os assinantes do High Alpha. No fim da quarta-feira, com a Bolsa caindo forte (mas com motivos para subir forte) recomendei uma opção de compra de Ibovespa para os assinantes. Bom, apenas ontem, as opções já subiram +28,46 por cento.
Também foi instalada nesta quinta-feira a Comissão Especial para debater a reforma da previdência. Mais um passo à frente. Os nomes do presidente e do relator foram surpresas positivas. Daqui para frente, nós teremos algo muito parecido com o que vimos durante a CCJ: muitas idas e vindas e o mercado responderá com movimentos de otimismo ou pessimismo, quase como um jovem apaixonado pelo seu primeiro amor.
Lá fora, o destaque do dia é o PIB dos EUA, que mostrou um forte crescimento de +3,2 por cento no trimestre, valor acima dos +2 por cento esperados. Outro destaque que vale ser mencionado é a provável visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao presidente Donald Trump. Um gesto de que a guerra comercial entre os dois países pode chegar em um ponto final em breve.