Levante Ideias - Crise Hídrica

O impacto da estiagem nas elétricas

As companhias de energia concentradas em geração hídrica já começam a sentir os efeitos da escassez de chuvas que se alastra no país em suas operações, prevendo impactos em seus resultados do segundo semestre de 2021.

Isso porque, devido à decisão de poupar o nível de água dos reservatórios, as companhias deverão comprar energia este ano para compensar a baixa geração de suas hidrelétricas de modo a complementar o que tinham inicialmente planejado.

Moacir Bertol, diretor geral da Copel (CPLE6), geradora hídrica, afirmou que quem tem base hídrica tem que administrar para fazer a operação dessa energia e amenizar os efeitos dessa exposição.

Além disso, é necessário que o setor como um todo comece a incorporar o efeito das mudanças climáticas à sua gestão, uma vez que os ciclos de secas, que antes eram de dez em dez anos, encurtaram para sete, o que altera a programação de grande parte das companhias.

Dado o atual cenário, a usina termelétrica GNA I, no Porto do Açu (RJ), recebeu autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para antecipar sua operação e entrar em operação comercial a partir de hoje, com o objetivo de contribuir no atendimento da demanda por energia elétrica em meio à crise no setor.

A unidade é operada pela Gás Natural Açu, joint venture formada pela petroleira BP, Siemens, SPIC Brasil e pela Prumo Logística, controlada pelo EIG, e possui capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW).

E Eu Com Isso?

A antecipação da usina termelétrica GNA I é positiva dado o atual cenário de escassez hídrica enfrentado. A título de exemplo, destacamos a relevância da antecipação da linha da Taesa (TAEE11), que adicionou 1,3 gigawatts (GW) na malha de transmissão.

Como a capacidade de escoamento contava com aproximadamente 10-12 GW, o acréscimo foi bem expressivo e tem auxiliado no atual cenário.

Da mesma forma, a entrada da operação da térmica de GNA chega em um momento crítico para auxílio do quadro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Copel vai vender Compagas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.