Levante Ideias - Crise Hídrica

O impacto da estiagem nas elétricas

As companhias de energia concentradas em geração hídrica já começam a sentir os efeitos da escassez de chuvas que se alastra no país em suas operações, prevendo impactos em seus resultados do segundo semestre de 2021.

Isso porque, devido à decisão de poupar o nível de água dos reservatórios, as companhias deverão comprar energia este ano para compensar a baixa geração de suas hidrelétricas de modo a complementar o que tinham inicialmente planejado.

Moacir Bertol, diretor geral da Copel (CPLE6), geradora hídrica, afirmou que quem tem base hídrica tem que administrar para fazer a operação dessa energia e amenizar os efeitos dessa exposição.

Além disso, é necessário que o setor como um todo comece a incorporar o efeito das mudanças climáticas à sua gestão, uma vez que os ciclos de secas, que antes eram de dez em dez anos, encurtaram para sete, o que altera a programação de grande parte das companhias.

Dado o atual cenário, a usina termelétrica GNA I, no Porto do Açu (RJ), recebeu autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para antecipar sua operação e entrar em operação comercial a partir de hoje, com o objetivo de contribuir no atendimento da demanda por energia elétrica em meio à crise no setor.

A unidade é operada pela Gás Natural Açu, joint venture formada pela petroleira BP, Siemens, SPIC Brasil e pela Prumo Logística, controlada pelo EIG, e possui capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW).

E Eu Com Isso?

A antecipação da usina termelétrica GNA I é positiva dado o atual cenário de escassez hídrica enfrentado. A título de exemplo, destacamos a relevância da antecipação da linha da Taesa (TAEE11), que adicionou 1,3 gigawatts (GW) na malha de transmissão.

Como a capacidade de escoamento contava com aproximadamente 10-12 GW, o acréscimo foi bem expressivo e tem auxiliado no atual cenário.

Da mesma forma, a entrada da operação da térmica de GNA chega em um momento crítico para auxílio do quadro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Copel vai vender Compagas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - PetroRio
E eu com isso

Justiça acata recurso da PetroRio

Na noite desta quarta-feira (26), a petroleira PetroRio (PRIO3) informou o mercado da suspensão do processo de declaração da comercialidade do campo de Wahoo. Como

Read More »
Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed solta os falcões

O investidor americano John Templeton (1912-2008), fundador da gestora de recursos Templeton, costumava dizer que as quatro palavras mais perigosas para o investidor eram “desta

Read More »
Levante Ideias - Petrobras
E eu com isso

Petrobras nas eleições

Com Brasília em compasso de espera para a volta do recesso parlamentar, os pré-candidatos à Presidência da República começam a dar indícios de importantes posicionamentos

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 4T21

A Tesla (TSLA), fabricante de veículos elétricos com maior notoriedade no mundo, divulgou nesta quarta-feira (26), após o fechamento do mercado, seus resultados do quarto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.