Levante Ideias - Marinho

O grande dia – 20/02

O grande dia

Hoje é o grande dia esperado há um bom tempo pelo mercado financeiro, pelo governo, e principalmente pelos economistas, que é o meu caso. O presidente enviará a Reforma da Previdência para o Congresso.

Muitos falam, mas no fim do dia, poucos sabem a importância dessa reforma.

A Previdência Social tem um rombo enorme. Atualmente, se gasta mais recursos com os já aposentados do que o recolhido com os que ainda estão na força de trabalho. Isso não seria problema se a Previdência possuísse um estoque de recursos para fazer frente a tal ponto, mas não é o que acontece.

Se a reforma não ocorrer, as contas do governo dificilmente fecharão no azul, e isso irá levar a aumento de impostos e até mesmo a inflação – quando o governo decide imprimir dinheiro para fechar as contas, sem saídas mágicas.

No entanto, mais importante de onde a reforma vem, é para que Brasil ela nos levará, com redução dos juros, inflação controlada, estabilidade das contas públicas… 

Em meio a esse cenário, e no aguardo do texto da Reforma da Previdência que será entregue hoje pela manhã ao presidente da Câmara dos Deputados, a Bolsa de Valores ontem subiu 1,19 por cento e o dólar caiu 0,46 por cento, mesmo em um cenário conturbado politicamente.

E hoje, seguiremos na esteira positiva da reforma. A maior atenção fica na fala do time de economia do governo, marcada para às 10h15, logo após a abertura dos mercados.

Já no cenário internacional, o mundo espera a ata da última reunião do Banco Central dos EUA em busca de qualquer sinal e vestígio de como ficarão os juros por lá no futuro. Fato muito importante para nós, Brasil, um país emergente.

E Eu Com Isso?

Em meio a um cenário animado com a Reforma da Previdência, teremos um dia positivo para os mercados, que serão parcialmente ofuscados pelo cenário político mais conturbado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.