Levante Ideias - NVIDIA

Nvidia enfrenta oposição à aquisição da ARM

Desenvolvedora de unidades de processamentos gráficos (GPUs), a Nvidia (NVDA/NVDC34) anunciou, ainda no ano passado, a aquisição da ARM, companhia britânica de arquitetura de chips com foco em dispositivos móveis. Além das gigantes de tecnologia, como a Qualcomm, a Apple e a Amazon, as comissões dos EUA, da União Europeia e do Reino Unido.

A principal preocupação é de natureza competitiva. A ARM (não listada) possui diversos acordos operacionais de licenças com empresas do setor, como a Qualcomm, a Apple e a própria Samsung, além da Tesla, que é cliente direta da ARM.

Com isso, o principal temor é que, após adquirir a ARM, a Nvidia possa aumentar o preço dos chips ou não fornecer suporte técnico para outros fabricantes concorrentes.

Ou seja, a verticalização “proposta” pela Nvidia traria um risco relevante para a dinâmica da indústria, desfavorecendo os benefícios de um ambiente de competição no mercado.

Nos últimos dias, foi noticiado que Nadine Dorris, membra do parlamento britânico e secretária do estado, pediu uma investigação “fase 2”, diminuindo cada vez mais a chance do acordo entre as duas realmente sair.

O antecessor de Dorris, Oliver Dowden, já havia feito um documento de 10 páginas para a CMA, o equivalente ao Cade na Inglaterra, alegando que a aquisição prejudicava consideravelmente a concorrência no setor.

E Eu Com Isso?

Claramente, os clientes da ARM, que em algum grau são concorrentes ou serão num futuro próximo da Nvidia, querem que ela continue “livre” e com a sua operação neutra, atendendo as diversas empresas do setor de semicondutores.

Além disso, a operação segue encontrando opositores no parlamento britânico, o que diminui ainda mais a chance de sucesso da operação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Nvidia (NVDA) do 2T do ano fiscal de 2022.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Vacina Moderna
E eu com isso

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Emendas ficam

O Congresso Nacional aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Resolução 4/2021, que viabiliza o pagamento de emendas de relator e busca adaptar tal modalidade

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.