Levante Ideias - Blog Pactual

Números do BTG Pactual

O Banco BTG Pactual divulgou nesta terça-feira (10), antes da abertura do mercado), o seu resultado do terceiro trimestre de 2020.

O resultado foi bom e veio um pouco acima do esperado em termos de receita bruta total, lucro líquido e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE).

O lucro líquido totalizou 1,016 bilhão de reais, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 15,7 por cento (17,5 por cento no 2T20 e 20,8 por cento no 3T19).

Os principais destaques positivos foram: i) receita recorde de 402 milhões de reais no negócio de banco de investimento, com forte crescimento trimestral de 81,4 por cento; ii) forte crescimento de receita nos negócios de gestão de recursos (30,4 por cento) e gestão de riquezas (17,8 por cento), com captação recorde de 81,1 bilhões de reais nos nove primeiros meses de 2020 e; iii) crescimento da carteira de crédito para grandes empresas.

No lado negativo destaque para: i) crescimento de 4,6 por cento nas despesas operacionais para 1,1 bilhão de reais, devido a maiores despesas tributárias (exceto imposto de renda) e ao maior número de colaboradores contratados no período (aumento de 11 por cento) e; ii) queda de 12,2 por cento nas receitas do negócio de “sales e trading”, com destaque negativo para a mesa de operações de câmbio e ações.

O BTG Pactual continua a ocupar lugar de destaque nas emissões de ações (IPOs e follow-ons) e de dívida, bem como operações de fusões e aquisições (M&A), em primeiro lugar em número de operações e em segundo lugar em termos de volume no Brasil e América Latina.

A carteira de crédito para grandes empresas, com foco em nomes de primeira linha, teve forte crescimento de por cento para 68,3 bilhões de reais, aumento de 19,4 por cento em relação ao segundo trimestre de 2020.

A receita bruta total somou 2,478 bilhões de reais, estável em relação ao 2T20 e com crescimento de por cento em relação ao mesmo período de 2019.

Esperamos impacto positivo no preço das ações do BTG Pactual (BPAC11) no curto prazo, pois o resultado veio acima do esperado em termos de receita líquida, lucro líquido e ROE.

Destacamos o desempenho mais negativo recente das ações do BTG: com queda de 2,1 por cento, comparado à valorização de 2,6 por cento no Ibovespa na segunda-feira (9).

Ressaltamos a posição de liderança do BTG Pactual nos segmentos de bancos de investimento, gestão de recursos e de riqueza, com forte crescimento da receita no trimestre, que ocasionou crescimento nas despesas com pagamento de bônus que somou 443,6 milhões no trimestre.

De acordo com o BTG: “os bônus são determinados de acordo com nosso programa de participação nos lucros, e são calculados como porcentagem da receita menos despesas operacionais”.

Teria sido um trimestre excepcional para o BTG se não fosse o desempenho não tão positivo do seu negócio de “sales and trading”. Nessa linha de negócio está o recém lançado Banco BTG Digital que deverá buscar novos clientes fora da sua plataforma no primeiro trimestre de 2021.

O BTG Pactual segue capitalizado, com índice de Basileia (índice de liquidez) de 17,5 por cento, com liquidez suficiente para continuar a sua estratégia de crescimento através de aquisições.

O Banco BTG Pactual adquiriu a corretora de valores Necton por 348 milhões de reais, com ativos totais sob custódia (AuC) de 16,1 bilhões de reais.

O principal catalisador das ações do BTG Pactual é a sua exposição ao mercado de capitais brasileiro nos negócios de banco de investimento, sales and trading e gestão de recursos/riqueza, que representam mais de 70 por cento da receita total do banco.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.