MANHATTAN, NEW YORK, UNITED STATES - 2019/10/11: Salesforce Headquarters in New York City, also known as Salesforce Tower. (Photo by Erik McGregor/LightRocket via Getty Images)

Números da Salesforce

A Salesforce (CRM) apresentou nesta quinta-feira (25), após o fechamento dos mercados, os seus resultados do quarto trimestre do ano fiscal 2021, o que equivale ao período entre novembro do ano passado e o final de janeiro deste ano. Os números vieram acima do esperado em termos de receita líquida e lucro, mas com previsão (guidance) para o próximo ano menor que o esperado.

A receita líquida foi de 5,82 bilhões de dólares no período, crescimento de 20 por cento na comparação anual e 2,5 por cento acima das expectativas. Em base anual, a receita do ano fiscal de 2021 foi de 21,25 bilhões, crescimento de 24 por cento.

Considerando a demonstração ajustada (Non-Gaap), o resultado operacional (Ebit) foi de 1,01 bilhão de dólares, crescimento de 36,6 por cento na comparação anual. Assim, a margem operacional (medidor de eficiência da operação) foi de 17,5 por cento no período, aumento de quase 2,2 pontos percentuais.

O lucro líquido por ação (Non-Gaap) foi de 1,04 dólares, aumento de 64 por cento na comparação com o mesmo período do último ano. Esperava-se um número na casa dos 0,75 dólares.

Por fim, a companhia gerou um caixa livre (diferença entre o fluxo de caixa gerado pelas operações e os seus gastos com bens de capital/CapEx) de 2,02 bilhões de dólares no trimestre, aumento de 57 por cento na comparação com o 4T20.

E Eu Com Isso?

O resultado da Salesforce foi bom e acima das expectativas. Contudo, acreditamos que o guidance não tão animador deve impactar negativamente o preço das ações CRM no curto prazo.

O principal destaque veio do portfólio de plataformas de marketing e e-commerce, que cresceram a taxas de 26 e 27 por cento, respectivamente. Vendas e serviços tiveram um desempenho mais tímido: crescimento de 11 por cento e 19 por cento, olhando sempre contra o 4T20.

Em termos regionais, Américas foi bem e cresceu 18 por cento (em moeda constante) em linha com o 3T21, enquanto EMEA (Europa, Oriente Médio e África) cresceu 20 por cento, ritmo abaixo dos últimos trimestres. A Ásia foi bem e cresceu 19 por cento, mesma variação do 3T21.

Guidance para o próximo ano: Receita entre 25,65 – 25,75 bilhões de dólares e lucro por ação entre 3,39 e 2,41 dólares por ação. Neste quesito, o mercado já vinha projetando lucros maiores para o ano fiscal 2022, o que pode ser interpretado como um ponto de decepção.

No guidance já estão inclusos os resultados estimados da Slack a partir do 2T22 (aproximadamente 600 milhões de dólares), aquisição realizada em dezembro cujo pagamento total (entre ações e caixa) é de aproximadamente 25 bilhões de dólares. O negócio está sendo analisado pelos órgãos antitruste dos Estados Unidos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: Números da Nvidia.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel