Um dia após o presidente Bolsonaro afirmar que o Renda Brasil não será criado, pelo menos, até 2022, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu com o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do projeto de Orçamento de 2021, para discutir a criação de um novo programa social a ser incluído no Orçamento do ano que vem.
A ideia é justamente conduzir o debate sobre Projeto de Lei Orçamentária do próximo ano, enviado pelo Executivo no final do mês passado, de maneira conjunta. O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), reforçou que as conversas entre os Poderes vêm ocorrendo para reconstruir um novo programa social – que, evidentemente, deve ser menos ambicioso que o Renda Brasil.
Paulo Guedes e Bittar tiveram extensa reunião no dia de ontem, com duração de cerca de quatro horas. O ministro e o senador, no entanto, evitaram dar detalhes sobre valores do programa e de onde viriam os recursos fiscais para tal. Após o último estresse entre ministério da Economia e Planalto, o chefe da pasta econômica deve mudar sua postura em relação à imprensa: a partir de agora, todos os projetos passarão pelo presidente e por líderes partidários antes de serem divulgados. Vale ressaltar, também, que o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, não esteve presente no encontro de ontem.
O mercado segue atento aos capítulos envolvendo a possível extensão do auxílio emergencial para 2021. Novamente, a preocupação com o descumprimento do teto de gastos já no ano que vem torna o debate bastante delicado frente ao mercado brasileiro. Vale ressaltar, contudo, a ausência do secretário especial da Fazenda na reunião: como mencionei, após a desautorização de Bolsonaro (cartão vermelho), Waldery Rodrigues ficou sem clima para permanecer na pasta e deve encontrar seu caminho fora do governo.
Na falta de maiores detalhes sobre o projeto, a notícia não deve repercutir nos ativos brasileiros durante o pregão desta quinta-feira. O que poderia contribuir para o aparente dia negativo, contudo, seria a oficialização da saída de Waldery do governo. É bom ficar atento a esse risco hoje e nos próximos dias.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.