Esgoto-saneamento-básico2-div

Novo marco do saneamento

Tudo correu do melhor jeito possível para a aprovação do novo marco do saneamento básico (PL 4.162/2019). Em sessão remota do Senado Federal, o projeto foi aprovado por 65 votos a favor e somente 13 contrários. A matéria agora segue para sanção presidencial. 

O marco traz novas perspectivas para o saneamento no Brasil, extinguindo o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto e modernizando as regras e regulações sobre o setor. Além disso, estabelece metas de combate à falta de acesso à água, coleta de resíduos e esgoto – já que uma boa parte dos brasileiros ainda não tem acesso a esses serviços básicos. 

Na fase de elaboração do relatório, foram apresentadas 86 emendas ao projeto. O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), acatou apenas uma, que tornava mais precisa uma referência legal. Na hora da votação, o governo negociou com senadores e os 14 destaques – incluindo um sobre a impossibilidade de privatizações até o fim da pandemia – foram retirados, abrindo caminho para uma aprovação com larga margem. 

Em compensação, o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou o compromisso do Planalto com três vetos, mas nenhum deve desagradar a equipe econômica ou mesmo o governo. 

Conforme antecipamos, o novo marco legal tinha boas chances de ser aprovado em breve, uma vez que se construiu um consenso sobre a importância do saneamento básico – inclusive para a saúde pública – e houve alinhamento entre os poderes e setores interessados na aprovação do texto. A notícia é positiva para o panorama de reformas, na medida em que representa uma vitória do governo e mostra que a articulação foi bem azeitada, culminando no melhor resultado possível.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um novo pré-sal, sem os sustos do petróleo

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Verizon (VZ) - Levante Ideias
E eu com isso

Resultados da Verizon (VZ) do 1T21

A Verizon Communications Inc (VZ) divulgou nesta quarta-feira (21) os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram bons, com receita líquida acima

Read More »
Levante Ideias - Helbor
E eu com isso

Prévia da Helbor (HBOR3)

Em 20 de abril, a Helbor divulgou, após fechamento do mercado, sua prévia operacional do primeiro trimestre de 2021. Como outras empresas do setor, a

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel