Esgoto-saneamento-básico2-div

Novo marco do saneamento

Tudo correu do melhor jeito possível para a aprovação do novo marco do saneamento básico (PL 4.162/2019). Em sessão remota do Senado Federal, o projeto foi aprovado por 65 votos a favor e somente 13 contrários. A matéria agora segue para sanção presidencial. 

O marco traz novas perspectivas para o saneamento no Brasil, extinguindo o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto e modernizando as regras e regulações sobre o setor. Além disso, estabelece metas de combate à falta de acesso à água, coleta de resíduos e esgoto – já que uma boa parte dos brasileiros ainda não tem acesso a esses serviços básicos. 

Na fase de elaboração do relatório, foram apresentadas 86 emendas ao projeto. O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), acatou apenas uma, que tornava mais precisa uma referência legal. Na hora da votação, o governo negociou com senadores e os 14 destaques – incluindo um sobre a impossibilidade de privatizações até o fim da pandemia – foram retirados, abrindo caminho para uma aprovação com larga margem. 

Em compensação, o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou o compromisso do Planalto com três vetos, mas nenhum deve desagradar a equipe econômica ou mesmo o governo. 

Conforme antecipamos, o novo marco legal tinha boas chances de ser aprovado em breve, uma vez que se construiu um consenso sobre a importância do saneamento básico – inclusive para a saúde pública – e houve alinhamento entre os poderes e setores interessados na aprovação do texto. A notícia é positiva para o panorama de reformas, na medida em que representa uma vitória do governo e mostra que a articulação foi bem azeitada, culminando no melhor resultado possível.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um novo pré-sal, sem os sustos do petróleo

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel