Levante Ideias - Câmara

Novo marco do gás

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (1), a nova Lei do Gás (PL 6.407/13), que aumenta a concorrência no mercado de gás natural e objetiva diminuir o preço do produto. O projeto é uma das prioridades do governo Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes – a sua equipe calcula investimentos na ordem de 43 bilhões de reais no setor com o novo marco. 

Os deputados aprovaram em Plenário, por 351 votos a 101, o texto substitutivo, advindo da Comissão de Minas e Energia. O requerimento de urgência para a votação do texto havia sido aprovado no dia 29 de julho e, como antecipei à época, era somente uma questão de tempo para que o texto fosse à Plenário para aprovação. A matéria agora segue para o Senado Federal. 

O mercado do gás natural era, até pouco tempo atrás, dominado pela Petrobras. A companhia, porém, se desfez de grande parte de seus ativos (gasodutos e estruturas essenciais) durante os últimos anos. O texto inclusive prevê mecanismos para viabilizar a desconcentração do mercado de gás e também facilita a entrada de atores no setor, uma vez que altera o modo de contratação de empresas sobre o transporte de gás – de concessão para autorização.

A expectativa é que a abertura do setor aumente a produção de gasodutos e desenvolva o setor de energia, já que o gás é um bem intermediário fundamental na produção de vários outros setores. Como também antecipei, as companhias distribuidoras de gás não tinham apoiado o projeto em sua integralidade, mas a tentativa de promoção de emendas junto a alguns parlamentares não logrou sucesso.  

Uma vez aprovada no Senado – e o governo trabalha para que isso ocorra até outubro –, a nova Lei do Gás deve trazer bons frutos para a economia como um todo. No pregão de hoje, esperamos impacto positivo nas ações de empresas que atuam no setor – Cosan, Petrobras e Ultrapar.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.