Levante Ideias - Sabesp

Novo leilão de saneamento

Em 28 de maio, foi lançado o edital de um novo projeto de saneamento básico no Amapá. A concessão engloba o atendimento de 16 municípios, mais de 90 por cento da população do estado e deverá trazer investimentos da ordem de 3 bilhões de reais para o setor.

No leilão, a ser realizado em setembro, será vencedor o participante que ofertar maior desconto na tarifa, limitada a um determinado valor.

Esse termo tem como finalidade evitar lances demasiadamente arrojados que poderiam comprometer a viabilidade do projeto no longo prazo. Dessa forma, em caso de empate, a escolha será feita pela oferta de maior outorga, de valor mínimo de 50 milhões de reais.

A concessão terá prazo de 35 anos. A universalização dos serviços de água deverá, por exigência do contrato, ocorrer em até no máximo 11 anos.

Com o projeto, o atendimento à população deverá englobar mais de 90 por cento da população contra os atuais 38 por cento de habitantes atendidos.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o setor, uma vez que se projeta a entrada de forte investimento para o projeto de universalização dos serviços de água e esgoto.

Nesse contexto, os preços das ações das companhias Sabesp (SBSP3) poderão reagir positivamente à notícia no curto prazo, uma vez que se trata de uma possível candidata a participar da concessão.

As companhias Sanepar (SAPR4) e Copasa (CSMG3), no entanto, devem ser neutras à notícia, uma vez que operam concessões nos seus estados apenas.

Além das tradicionais companhias do segmento, a expectativa é que a concessão atraia grupos de diferentes setores – o que foi visto no leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Rio de Janeiro.

Além disso, mais companhias podem se interessar pelo novo leilão, de porte médio, sendo um ativo de menor complexidade de operação em comparação à Cedae.

Grupos de diferentes setores, caso da Equatorial Energia (EQTL3), que atua no setor elétrico, já haviam manifestado interesse em ingressar no segmento de saneamento.

A Equatorial chegou a participar do leilão da Cedae, porém não se sagrando vencedora. Essa pode ser uma nova oportunidade para a companhia ingressar no setor, com sua ação (EQTL3) podendo reagir de forma levemente positiva diante às notícias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Leilão de saneamento em Alagoas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel