Novo coronavírus movimenta Poderes

Novo coronavírus movimenta Poderes

O novo coronavírus continua a, de certo modo, abalar o mercado. Diante da crise global envolvendo a doença, parlamentares e governo agem para tomar medidas emergenciais de combate à doença. A Casa Civil reuniu a Esplanada dos Ministérios para discutir ações de combate ao vírus, enquanto deputados e senadores devem aprovar, na semana que vem, um crédito extraordinário no montante de 5 bilhões de reais para a saúde.

Na sua transmissão de quinta-feira à noite, o presidente Bolsonaro (de máscara) também pediu o adiamento dos atos pró-governo marcados para o próximo domingo – sem poupar seu tom crítico ao Congresso.

Ademais, nos bastidores de Brasília, já se comenta que a discussão do Orçamento Impositivo deve ser suspensa até que a situação se normalize. De acordo com o diagnóstico de lideranças partidárias, não faria sentido disputar 30 bilhões de reais com o governo ao mesmo tempo em que podem faltar recursos para a saúde pública, no combate ao novo coronavírus. Nessa esteira, o Executivo também tenta negociar o reajuste do BPC com o Legislativo. A ideia é entrar na Justiça para tentar evitar a implementação da lei, mas também buscar reduzir o ajuste para um terço do salário mínimo. No projeto aprovado, o critério passou de ¼ para metade do salário mínimo.

E como lidar com o novo coronavírus?

Em suma, dada a extraordinariedade da conjuntura, ambos os Poderes estão deixando as disputas pessoais e de interesse de lado para trabalhar em conjunto. Ninguém quer ficar no barco que pode, eventualmente, afundar caso o combate ao novo coronavírus seja ineficiente.

Isso não significa, porém, que a relação entre Executivo e Legislativo melhorou. Na verdade, isso se dá de modo contrário. As reformas parecem agora mais difíceis de serem emplacadas e a janela de oportunidades para continuar com a agenda reformista vai se fechando.  

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Respire fundo e adote seu próprio circuit breaker. Não faça nada por enquanto

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel