BB-2-div

Novo comando no BB

Tudo indica que André Brandão, ex-presidente do HSBC e atual head de Global Banking e Markets para as América do banco em Nova York, será o novo presidente do Banco do Brasil (BBAS3). Brandão viria para assumir o lugar de Rubem Novaes, que renunciou ao cargo inesperadamente no dia 24 de julho.

Apesar da escolha ter sido feita pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e já tenha recebido o aval do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o anúncio oficial pode demorar um pouco já que o executivo negocia uma saída amigável do HSBC.

Segundo fontes, dirigentes do Banco do Brasil já foram comunicados informalmente sobre a decisão. Após a formalização da indicação do executivo por Bolsonaro, a decisão será submetida ao comitê de exigibilidade do BB. Em caso de resposta positiva, o governo publica a indicação em Diário Oficial da União (DOU). Depois disso, a instituição financeira comunicará o nome do novo presidente em fato relevante.

A saída de Rubem Novaes pegou o mercado de surpresa. Entretanto, a escolha de André Brandão deve ser bem recebida devido ao alinhamento de ideias com o Ministro Paulo Guedes e com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Dessa forma, esperamos por um impacto positivo nas ações BBAS3 no curto prazo.

No último dia 24, Novaes entregou pedido de demissão ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Em fato relevante divulgado pelo BB, Novaes justificou seu pedido “entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

Entendemos que foi justamente essa expectativa de “renovação” que fez os investidores se controlarem nos últimos dias diante de um recuo de apenas 1 por cento nas ações BBAS3 de lá para cá. Pouco diante da inesperada renúncia.

A principal preocupação de Novaes era a instituição não conseguir acompanhar a velocidade das mudanças em curso no mercado bancário, com maior concorrência no setor devido ao surgimento das fintechs, o open banking (sistema de compartilhamento de dados dos clientes) e as novas plataformas e formas de pagamento instantâneo.

O perfil do selecionado está alinhado ao de Campos Neto, e a expectativa é de que ele leve adiante o plano de venda de ativos do banco estatal. Foi justamente sob a gestão de Brandão que o HSBC foi vendido ao Bradesco.

Atualmente o governo federal detém 50 por cento das ações BBAS3 e diversas decisões devem ser submetidas aos seus órgãos de controle, o que encarece e torna o processo decisório mais lento e burocrático.

Os números referentes ao segundo trimestre serão divulgados na próxima quinta-feira, dia 06 de agosto, antes da abertura do mercado. Assim como as ações dos demais grandes bancos, os papéis do BB (BBAS3) acumulam um retorno abaixo do Ibovespa em 2020, com queda de 35,5 por cento ante queda de 11 por cento do índice.

Além da volta da pauta “privatização” via venda de ativos, os principais catalisadores das ações do BB são: nível de rentabilidade (ROE), intensidade da queda do lucro líquido em 2020 e diminuição da distribuição de dividendos em 2020 (apenas 25 por cento do lucro líquido).

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.