Não fosse uma leve queda antes do fechamento, o Índice Bovespa teria encerrado o pregão da terça-feira (29) em mais uma máxima histórica. No momento de maior valorização do dia, o principal índice acionário brasileiro chegou a 119.861 pontos, mas fechou a 119.409 pontos, leve alta de 0,2 por cento em relação à véspera. Porém, em si, esses números são menos relevantes do que o movimento dos mercados. Se permanecer nesse patamar, o Ibovespa terá conseguido encerrar 2020 no terreno positivo. Na ponta do lápis, até a terça-feira (29), a alta acumulada do Ibovespa era de 3,3 por cento. Um resultado fraco quando comparado aos 31,6 por cento de 2019, mas um desempenho excepcional quando se pensa no que foi 2020 para a sociedade, os trabalhadores, os empresários e os investidores.
O ano que se encerra amanhã será memorável em vários sentidos. Será o ano da pandemia. O ano do home office. O ano em que milhões de seres humanos morreram, milhões de empresas quebraram e bilhões de pessoas tiveram de mudar a forma como viviam, trabalhavam e consumiam. O impacto dessas mudanças e suas consequências ainda vão demorar anos para serem totalmente compreendidas e avaliadas. No entanto, se for necessário resumir o que foi 2020 para as empresas e seus investidores em uma palavra, ela será resiliência.
Neste ano, só sobreviveram e prosperaram os resilientes. Não os mais fortes nem os mais ágeis, nem mesmo os mais inteligentes. Mas apenas aqueles que enfrentaram os desafios da pandemia com uma vontade efetiva de superá-los, dispostos a mudar conceitos e práticas estabelecidos há tempos.
Nesse espírito, nós, da Levante, encaramos a crise da pandemia como uma oportunidade para rever práticas e conceitos. No início do segundo trimestre, quando a maioria dos investidores se desesperava devido às quedas das ações provocadas pela incerteza da pandemia, lançamos o Gabinete Anti Caos e reforçamos nossa mensagem. A de que o investimento com base em valor, as estratégias montadas de acordo com as técnicas consagradas de valuation, serão vitoriosas no médio e no longo prazos, não importando os solavancos sofridos pela economia e pelas empresas.
Esses princípios também valem nos momentos de alta de preços e de mercados perto da euforia, com o Ibovespa rondando as máximas históricas. Nesta manhã, os contratos futuros de Ibovespa abriram superando 120 mil pontos, nível recorde. Além das condições positivas de mercado, o Reino Unido aprovou mais uma vacina, a desenvolvida pelo laboratório Astra Zeneca em parceria com a universidade de Oxford. O uso será emergencial, com a encomenda de 100 milhões de doses, que vão vacinar 50 milhões de pessoas, o que aumenta o otimismo quanto à normalização das relações econômicas.
Nessas horas é fácil deixar o entusiasmo guiar as decisões, pagando caro por ativos que não apresentam as melhores perspectivas para o seu dinheiro. E nesta hora, assim como durante a crise, você pode contar com os profissionais da Levante.
O ano de 2020 está acabando. Faltam poucas horas para enfrentarmos os desafios de 2021. E tenha certeza de que estaremos juntos no novo ano, cumprindo nossa missão de ajudar você a investir melhor o seu dinheiro. Do nosso time para você, os votos de um Feliz 2021.
E Eu Com Isso?
Tanto os contratos futuros de Ibovespa quanto os do índice americano S&P 500 iniciaram o dia em alta. No Brasil, este é o último pregão do ano, e a bolsa pode encerrar 2020 em uma máxima histórica, zerando as perdas provocadas pela pandemia.