Levante Ideias - Brasilia

Novidades no Planalto e no Senado

Novidades no Planalto e no Senado

No Planalto, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, apresentou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o texto-base da proposta de reforma previdenciária. Marinho declarou que o projeto reúne justiça, equipe e impacto fiscal. Ainda de acordo com ele, a proposta é “bastante diferente” da minuta vazada na semana passada. O texto deve passar agora pelo presidente Bolsonaro.

No Legislativo, os senadores fecharam acordo sobre as comissões temáticas que discutem políticas públicas em suas respectivas áreas. A votação está marcada para sessão na manhã de hoje, mas já é consenso entre os líderes partidários. Historicamente, as comissões são divididas proporcionalmente entre os partidos, segundo relevância.

O MDB, partido com a maior bancada, ficou com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – que será liderada pela senadora Simone Tebet (MS) – a Comissão Mista de Orçamento e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

E Eu Com Isso?

O governo se prepara para defender alguns pontos que foram considerados polêmicos quando a PEC da Previdência de Temer foi apresentada. Na época, o projeto do antigo governo sofreu modificações em decorrência das críticas de opositores à medida. Dessa forma, o novo projeto (e o novo governo) devem atenuar o “efeito crítico” logo de cara.

Ao mesmo tempo, o consenso na divisão das comissões do Senado Federal é vitória do novo presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), que havia prometido distribuir os poderes do Senado com todas as legendas. O desfecho positivo é um sinal de habilidade política do novo presidente. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.