Levante Ideias - Itau XP

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de 340 milhões de dólares no caixa da companhia, a maior parte das novas ações emitidas tem como objetivo de dar uma saída ao Itaú. A intenção da XP é se fundir com a holding que o Itaú pretende criar para alienar a participação que possui da estrutura do banco e distribuir para seus acionistas.

Para aqueles que não acompanharam até aqui, no dia 3 de novembro, juntamente com seu resultado do terceiro trimestre, Itaú anunciou que está em estágio avançado de análise sobre a possibilidade de segregar a participação de 46 por cento que ele detém da XP, sendo 41,05 por cento em uma nova sociedade (“Newco”), além de vender a mercado o equivalente a 5 por cento de participação na XP. Após a repercussão desta notícia ao longo de quase todo o mês de novembro, a criação desta nova holding foi aprovada pelo Conselho de Administração do Itaú no dia 27 do mesmo mês.

Agora a novidade é a intenção da XP em extinguir a “Newco” se fundindo com ela e distribuindo aos acionistas ações comuns diretamente, ainda não foi definido se isso seria realizado através de ações na bolsa americana ou BDRs na Bovespa.

Acreditamos que o principal objetivo deste movimento é evitar que os direitos especiais que o Itaú possui no capital da XP sejam transferidos para os acionistas, entre eles estão o acesso a informações da companhia mensalmente e direito a voto no conselho administrativo. 

Impactos na prática

Esperamos o follow-on traga impactos positivos tanto no preço das ações do Itaú (ITUB4) quanto nas da XP (NASDAQ: XP), isso porque, caso esse movimento se concretize, os acionistas do Itaú receberão participação na XP de forma direta, considerando que holdings costumam a ser avaliadas com um desconto em relação ao seus ativos operacionais. Já do ponto de vista da XP, o movimento traz mais segurança para a gestão da empresa centralizando o poder de voto e impedindo a distribuição de informações ao mercado de maneira assimétrica.

Na nossa visão, o Itaú tinha dois objetivos claros ao decidir se separar da XP, o primeiro foi trazer uma visibilidade maior com relação ao valor de suas ações, isso porque na visão do banco, e na nossa,  ao “retirar” a XP de baixo de seu guarda-chuva e calcular os fundamentos do banco de maneira isolada, o valor de mercado do Itaú não corresponde àquilo precificado pelo mercado. O segundo objetivo foi se posicionar de maneira clara como um concorrente da corretora, deixando claro ao mercado que tem a intenção de aumentar seus esforços nos serviços de corretagem usando sua gigantesca base clientes.

O serviço de corretagem vem ganhando destaque nos últimos anos, o crescimento expressivo da XP e outra empresas menores vem cada vez mais chamando a atenção dos bancos que por sua vez tentam correr atrás do prejuízo adquirindo corretoras menores ou tentando explorar esse mercado com os próprios recursos. Esperamos que nos próximos anos a concorrência se intensifique juntamente com o crescimento deste mercado.

Enquanto os bancos correm atrás para aumentar os serviços de corretagem, a XP já anunciou que pretende se tornar um banco, com a criação de um portfólio de produtos bancários já no primeiro semestre de 2021.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre as empresas: Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.