Banco Itaú - Logo

Itaú (ITUB4): Conselho aprova cisão da XP

Na noite desta quinta-feira (26), após o fechamento de mercado, o Itaú (ITUB4) divulgou em fato relevante que concluiu os estudos da cisão da XP Inc. em uma nova sociedade (“Newco”), sendo aprovada pelo Conselho de Administração.

A operação ainda deve ser deliberada em Assembleia de Acionistas. Se aprovada, os acionistas do Itaú receberão participação acionária na “Newco”, empresa que terá como único ativo as ações da XP Inc.

A “Newco” ficará com 41,05 por cento do capital detido pelo Itaú na XP e os 5 por cento remanescentes poderão ser vendidos pelo banco a depender das condições de mercado.

Impactos na prática

A aprovação já era esperada pelo mercado, com o anúncio do estudo sendo feito na teleconferência de resultados do terceiro trimestre deste ano. A medida vem para destravar o valor da companhia, permitindo que o mercado possa precificar de maneira mais concreta o real valor justo das ações do Itaú (ITUB4).

Explicando de maneira clara, ao “retirar” a XP de baixo de seu guarda-chuva e calcular os fundamentos do banco de maneira isolada, a gestão da companhia acredita que o valor de mercado do Itaú não corresponde àquilo precificado pelo mercado atualmente.

A notícia é positiva para a companhia e esperamos impacto positivo no preço das ações (ITUB4) no curto prazo, mesmo com o recente rally do setor bancário.

O Itaú conseguirá desinvestir os ativos da XP, sem pagar o imposto sobre ganho de capital, que neste caso seria um montante bilionário e, de quebra, poderá destravar o valor da companhia, beneficiando tanto a companhia quanto os acionistas após a conclusão da transação.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Resultado do Itaú.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Construção
E eu com isso

Eztec: prévia do 4T20

Na noite de sexta-feira (15), a Eztec, uma das maiores construtoras do país, divulgou suas prévias operacionais para o último trimestre de 2020, após o

Read More »
Representação Vacina Covid - E Eu Com Isso
E eu com isso

Começou a vacinação

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ganhou seus 15 minutos de fama no domingo (17) por ser a primeira brasileira a receber uma dose

Read More »
E eu com isso

EUA: Feriado e Resultados

Como em toda 3ª segunda-feira de janeiro, os Estados Unidos param para celebrar o “Dia de Martin Luther King”. Logo, não haverá negócios no mercado

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel