Levante Ideias - Votação

Mudanças eleitorais

No dia seguinte à rejeição da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Impresso, a Câmara dos Deputados colocou em votação e aprovou, a toque de caixa, a PEC 125/2011, que trata de novas mudanças no sistema eleitoral brasileiro.

O placar foi de 339 votos favoráveis e 123 votos contrários ao texto, que inicialmente versava apenas sobre a impossibilidade de realizar eleições em datas próximas a feriados nacionais, mas foi retirado da gaveta e modificado com um substitutivo da relatora Renata Abreu (Podemos-SP).

A sessão plenária foi convocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) no final da tarde desta quarta (11) e acabou surpreendendo os líderes partidários.

Com o movimento, as redes sociais reagiram e exerceram pressão contra a aprovação do “distritão”, modelo de votação que privilegia apenas a quantidade de votos e um dos pontos mais polêmicos presentes no texto.

Após entendimento de que não havia votos suficientes para aprovar o tema em plenário, o distritão foi retirado do texto e abriu caminho para a aprovação da PEC em primeiro turno.

Ainda é necessária a aprovação do texto na Câmara, em segundo turno, e no Senado Federal.

Entre as novas regras propostas, estão incentivos a candidaturas de negros e mulheres nas eleições para a Câmara em 2022, 2026 e 2030, além de incluir senadores na conta da cláusula de desempenho e revogar o fim das coligações para eleições proporcionais.

Ainda há uma polêmica sobre a criação do “voto preferencial”, que extinguiria, na prática, o segundo turno nas eleições majoritárias.

Esse tema deve ser endereçado nesta quinta-feira pelos deputados, na votação da PEC em segundo turno.

E Eu Com Isso?

Considerado o pior sistema eleitoral do mundo, o distritão foi rejeitado por deputados pela terceira vez em menos de dez anos (2015, 2017 e, agora, em 2021) e ficou novamente pelo caminho.

No entanto, há outros pontos aprovados e considerados negativos para a organização do sistema político brasileiro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Rejeição da PEC.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.