Levante Ideias - Bolsa Família

Mudança no teto de gastos

Parte do governo voltou a considerar mudanças no teto de gastos para acomodar o novo Programa Bolsa Família, programado para lançamento em 2022 – ano eleitoral.

Integrantes da ala política do governo têm feito, nos bastidores, pressão para que a iniciativa fique fora do limite de despesas ou que o próprio teto seja alterado para acomodar o gasto extra.

Há, novamente, espaço enxuto no teto para o ano que vem, apesar do reajuste inflacionário (que ocorre entre os meses de junho do ano retrasado e o mesmo mês do ano anterior) favorecer o cenário.

O ministério da Economia, contudo, não trabalha em hipótese alguma com a possibilidade de furar o teto.

No início da semana, o presidente Bolsonaro afirmou que deve enviar, em breve, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para acertar as mudanças no Bolsa Família e que precisaria do Centrão para apoiar a medida no Congresso.

Recém-nomeado para a Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tenta convencer outras alas do governo a apoiar incondicionalmente o projeto, mesmo que seja necessária alguma mudança no limite de gastos.

Outro ministério que segue a mesma lógica é o da Cidadania, liderado pelo deputado João Roma (Republicanos-BA), que afirmou que o novo Bolsa Família terá “o maior valor possível”.

A política social do governo é considerada peça-chave no tabuleiro das eleições presidenciais de 2022.

Por isso, o valor médio do PBF está sendo debatido fortemente, com alguns interlocutores defendendo um ajuste para mais de R$ 300 – valor defendido pela equipe econômica e considerado limítrofe em termos fiscais.

E Eu Com Isso?

O governo deve fechar os detalhes do programa até o dia 31 de agosto, quando enviará ao Congresso o Projeto de LOA (Lei Orçamentária Anual).

A pressão por um ajuste de maior magnitude no Bolsa Família deve ser foco de embates, mais uma vez, entre a equipe econômica e outros segmentos do governo, gerando estresse para o mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Para além da CPI da Covid-19.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.