Levante Ideias - Minerva Divulgação

Minerva (BEEF3): Resultado do 4T20 

A Minerva (BEEF3) apresentou nesta quinta-feira (25), após o fechamento dos mercados, o seu resultado do 4T20. Os números vieram acima do esperado em termos de receita líquida e Ebitda enquanto a geração de Caixa ficou um pouco abaixo do esperado.

Os principais pontos positivos foram: i) Receita líquida de 5,7 bilhões de reais, acima das expectativas; ii) Ebitda de 616,9 milhões de reais, com margem de 10,8 por cento; iii) Anúncio de pagamento de dividendo de 0,73 reais por ação (retorno em dividendos de 7,7 por cento);

Os destaques negativos foram: i) o desempenho da divisão Brasil, com taxa de utilização das unidades de abate abaixo da linha dos 70 por cento e desempenho pior no relativo à Athena Foods (América Latina) e ii) seu resultado financeiro, abaixo do esperado devido à linha de derivativos, que acabou impactando negativamente a margem líquida do trimestre.

A receita trimestral foi 17,3 por cento maior que no mesmo período do último ano, enquanto o Ebitda, métrica utilizada para avaliar o potencial de geração de caixa operacional da companhia apresentou crescimento de 2,2 por cento.

O lucro líquido foi de 114,1 milhões de reais, uma diminuição de 53,2 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2019, no ano fechado o lucro da companhia atingiu a cifra de 697,1 milhões (16,2 milhões em 2019), aumento de 4 mil por cento.

Por fim, a companhia gerou 32 milhões de reais em caixa livre ao acionista neste trimestre. Foi o décimo segundo exercício trimestral seguido de geração de caixa positiva. Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda encerrou o trimestre em 2,4 vezes.

E Eu Com Isso?

O resultado da Minerva foi bom e um pouco acima das expectativas. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações (BEEF3) no curto prazo.

Diferente dos últimos trimestres, foi o mercado interno, tanto da Athena como da Minerva, que foi o destaque do resultado, pois as festas de fim de ano foram responsáveis por ótimos resultados nas duas operações.

O mercado interno teve crescimento de receita apesar da ligeira redução no volume de vendas, isso aconteceu pela alta forte no preço médio de venda. Traduzindo em números, a Minerva (Unidade Brasil) teve crescimento de receita interna de 48 por cento contra o mesmo trimestre de 2019 e 31,1 por cento contra o trimestre anterior, isso graças ao aumento do preço médio de 52,5 por cento e 28,4 por cento respectivamente.

O mercado externo continua sendo a principal fonte de receita da companhia, equivalente a 65 por cento da receita do consolidado (Minerva e Athena).

A forte participação do mercado interno foi responsável pela queda na geração de Caixa da companhia, isso porque, nas transações realizadas com clientes internacionais a Minerva costuma receber adiantamento de seus clientes, diminuindo sua necessidade de caixa, ao contrário do que acontece com as relações no mercado interno, quando a Minerva fornece prazo de pagamento maior para seus clientes e/ou aceita receber o dinheiro após a entrega dos seus produtos.

Conforme esperávamos, a relação Dívida Líquida/Ebitda veio na casa das 2,4 vezes, abaixo das 2,5 vezes, patamar que a habilita pagar dividendos aos seus acionistas.

Neste trimestre serão pagos 0,73 reais por ação BEEF3, o que equivale a um retorno em dividendos de 7,7 por cento. A aprovação tem que ser validada por Assembleia Geral Ordinária ainda.

Os catalisadores das ações da Minerva são: o aumento na taxa de utilização na divisão Brasil, a manutenção da geração de caixa e da margem Ebitda em patamares elevados, a continuidade de abertura de novos mercados para exportação e o pagamento de dividendos (quem diria).

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.