O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre (MELI34), expandirá sua atuação no mercado de crédito, passando a oferecer crédito para clientes com os quais não tinha relacionamento prévio, no chamado “mar aberto”.
A empresa já possui mais de 15 milhões de usuários ativos, sendo a terceira maior carteira digital do país.
Serão três modalidades de crédito: a linha de capital de giro, voltada para pequenos comerciantes, microempreendedores e autônomos; a modalidade de crédito com amortizações flexíveis, na qual um percentual das vendas do empreendedor paga o empréstimo; e a linha “dinheiro express”, modalidade de curto prazo para pagamento em, no máximo, 21 dias.
A análise do pedido é feita em até quatro dias úteis.
O Mercado Pago já oferece crédito aos consumidores, uma forma de impulsionar as vendas em sua plataforma, em uma modalidade “buy now, pay later”, uma espécie de crediário.
Segundo Pedro Arnt, CEO do Mercado Livre, essa modalidade já atingiu taxas de penetração de dois dígitos no Brasil e no México.
Com essa nova iniciativa, a empresa do Mercado Livre fica mais forte na disputa com outras empresas do setor que também oferecem crédito a seus clientes, como o Magazine Luiza e a Via, por meio de suas fintechs.
Cada vez mais vendedores e consumidores buscam obter crédito fora dos “bancões”, que normalmente possuem taxas mais elevadas.
O mercado de crédito deve ficar ainda mais competitivo conforme o Open Banking for implementado, medida do Banco Central que visa à redução das taxas de empréstimo proporcionada por uma maior competição no mercado, inclusive incentivando fintechs a entrarem cada vez mais nesse mercado.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a empresa, que segue ampliando os meios de monetização dos dados de tráfego e de seus consumidores e expandindo sua carteira de crédito.
Em seu resultado do segundo trimestre, o Mercado Crédito possuía uma carteira de US$ 810 milhões, um crescimento de quase cinco vezes em relação ao volume do segundo trimestre de 2020.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—