Levante Ideias - Congresso Nacional

MDB de olho em 2022

Por muitos anos considerado o partido-pivô da política brasileira, atualmente o MDB divide seu protagonismo e base de apoio com outros diversos partidos que compõem o Centrão.

O partido deixou de ser determinante para que um governo tivesse maioria no Congresso, à medida que a fragmentação partidária aumentou nesses últimos 20 anos e outras forças políticas surgiram.

Nesse contexto, em 2021, o MDB é um partido que comporta majoritariamente deputados e senadores de centro, alguns lulistas e, também, alguns bolsonaristas.

Naturalmente, de olho nas eleições de 2022, a sigla começou a discutir internamente qual será seu posicionamento diante de um cenário polarizado entre o atual presidente e o ex-presidente, agora elegível.

O presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), lidera um movimento para lançar uma candidatura própria à sucessão presidencial.

Não há, ainda, nomes na mesa, mas a ideia é atrair alguém com relevância em Brasília a partir de um projeto de desenvolvimento – o “Ponto de equilíbrio” – que será lançado pelo próprio MDB ainda este ano.

Fazendo jus ao nome do projeto, tudo indica que a tradicional legenda da política brasileira disputará o “vácuo” criado no centro político, na tentativa de fazer frente às outras duas grandes candidaturas de 2022.

Há, contudo, um problema de pulverização: o PDT, o PSDB, o DEM e o Novo já oficializaram ou uma pré-candidatura ou, ao menos, a intenção de entrar na corrida presidencial do ano que vem.

E Eu Com Isso?

Mais uma sigla sinaliza que gostaria de encabeçar a terceira via para as eleições de 2022. Na prática, isso deixa ainda mais difícil a possibilidade de um segundo turno sem Lula ou Bolsonaro – dois candidatos com sólida base eleitoral.

O grande paradoxo da terceira via consiste em, justamente, unificar todas as forças do centro político dentro de apenas uma candidatura.

Por um lado, isso viabilizaria uma concentração maior de votos, mas, por outro, a tendência é de espólio para candidaturas de Lula e Bolsonaro, uma vez que o centro político não é uma massa homogênea, mas sim um grupo de candidatos de diferentes posições no espectro político e cujas propostas buscam uma alternativa ao lulismo e bolsonarismo.

Para os mais atentos às eleições de 2022, é sempre interessante acompanhar os movimentos de partidos em busca de pré-candidaturas – afinal, nem todas as intenções de concorrer à presidência resistem até ao pleito. Por enquanto, porém, o mercado ainda não tem colocado as eleições no radar. Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Bolsonaro encurralado entre duas forças políticas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.