Levante Ideias - Marfrig

Marfrig (MRFG3): Resultado do 4T20

A Marfrig (MRFG3) divulgou o resultado do quarto trimestre de 2020 nesta segunda-feira (08), após o fechamento do mercado. Os números vieram acima das expectativas em termos de receita líquida, Ebitda e lucro líquido.

Os destaques positivos vieram tanto dos resultados das unidades de negócio na América do Norte quanto da América do Sul, ambas com aumento na receita e melhora nas margens consolidadas, pelo terceiro trimestre consecutivo na comparação anual.

Na operação América do Norte o spread da carne (diferença entre custo do gado e preço de venda da carne) aumentou em 2 por cento na comparação anual, com o preço de venda subindo mais que o custo nos mercados mais premium (países desenvolvidos), com demanda aquecida.

Já na América do Sul, a receita líquida trimestral veio com recorde alcançando 5,6 bilhões de reais, crescimento de 23 por cento na comparação anual, puxado pelo maior volume de exportações e desvalorização do real de 31,1 por cento em relação ao 4T19.

As margens bruta e de Ebitda começam a ser pressionadas na América do Sul, mesmo com receita forte, devido ao aumento do custo do gado comprado pela companhia no Brasil que cresceu cerca de 41 por cento no 4T20 em relação ao 4T19 e 17 por cento em relação ao 3T20, chegando a 272,03 reais por arroba, traduzindo em menor volume de abate de gado e reduzindo a taxa de utilização das plantas.

O Ebitda consolidado (métrica de geração de caixa operacional) atingiu 2,1 bilhões de reais no trimestre, crescimento de 30 por cento no ano contra ano, e margem Ebitda consolidada de 11,5 por cento, aumento de 0,1 ponto percentual ano contra ano.

O lucro líquido também veio forte, alcançando 1,17 bilhão de reais, crescimento de 4.252 por cento em relação ao 4T19 e melhora de 74 por cento em relação ao 3T20, resultado de um melhor controle do endividamento e despesas operacionais.

E Eu Com Isso?

A companhia foi capaz de entregar resultados fortes no 4T20, mesmo com pressão de custos devido ao crescimento da demanda mais forte que o lado da oferta, porém este mesmo apetite do consumidor permitiu o repasse de preços, sobretudo na América do Norte, de modo a preservar e até melhorar as margens por lá.

Esperamos impacto positivo no preço das ações da Marfrig (MRFG3) no curto prazo. Nem a valorização de 4,41 por cento no preço das ações ontem (08) numa tentativa do mercado em antecipar o resultado deve diminuir o ímpeto para os próximos dias. Afirmamos isso pois os resultados foram fortes e acima do esperado, especialmente em termos de receita e margem líquida.

Devido ao bom controle do endividamento e forte geração de caixa livre (1,462 bilhão de reais no trimestre), com balanço mais leve e enxuto ao final do ano, a companhia anunciou que irá distribuir dividendos, representando cerca de 50 por cento do lucro líquido distribuível da empresa no montante de 141 milhões de reais ou 0,20 reais por ação. Isso representa cerca de 1,27 por cento de retorno considerando o preço de fechamento do último pregão, de 15,64 reais por ação.

A dívida líquida saiu de 3,039 bilhões de dólares no terceiro trimestre deste ano para 2,897 bilhões no fim de dezembro de 2020. Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda fechou o ano de 2020 em 1,60 vezes, abaixo dos 2,84 vezes do primeiro trimestre, em dólares.

Recentemente foi divulgada uma nova onda de Gripe Suína Africana na China, país com o maior rebanho de porcos e maior consumidor de carne suína no mundo, causando novamente danos à quantidade de porcos disponíveis para abate no país. Esse evento, assim como foi nos anos de 2018 e 2019, pode gerar uma demanda forte de importação de carnes tanto suína quanto bovina pela China, impulsionando novamente o ciclo da carne no mundo.

Para a Marfrig a notícia é positiva, com a empresa estando bem-posicionada no mercado internacional, podendo gerar maior volume de exportações, maiores repasses de preços e aproveitando ainda o real desvalorizado em relação ao dólar, impulsionando a conversão e a geração de caixa da companhia. Seguimos positivos com o setor de proteínas, sobretudo as empresas com produção globalizada.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Marfrig (MRFG3): expansão para o Paraguai.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.