Em apenas 60 dias a fabricante de ônibus com sede na cidade de Caxias do Sul Marcopolo (POMO4) desenvolveu um novo serviço de adaptação para ônibus que aumenta a segurança sanitária do veículo e permite uma viagem mais segura aos passageiros. As novidades, que fazem parte de um programa batizado de BioSafe, terão seu lançamento oficial nesta semana por meio de um evento online.
O pacote custa entre 18 por cento e 20 por cento do preço de um ônibus novo e inclui diversas alterações como o reposicionamento das poltronas, a adição de outro corredor, a substituição das cortinas tradicionais por outras que oferecem proteção antimicrobiana, a desinfecção dos veículos por névoa e uso de raios ultravioletas nos sanitários.
O presidente atual da companhia, James Bellini, manifestou-se sobre o assunto: “A gente precisa faturar. Precisamos ajudar a movimentar o mercado. Não temos possibilidade de uma empresa desse tamanho ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem
A notícia é positiva para os acionistas da Marcopolo, pois demonstra a preocupação da companhia em tentar adaptar as suas linhas de negócio para um cenário desafiador para o setor, buscando adaptar-se a uma realidade diferente para o segmento de turismo e viagens. Dessa forma, esperamos impacto levemente positivo no preço das ações POMO4 no curto prazo.
No ano as ações caem 29,4 por cento, desempenho pior que do Ibovespa, cujas perdas são de 19,8 por cento.
A estimativa é que 80 por cento da frota dos seus clientes esteja parada devido a pandemia da Covid-19, o que diminuiu drasticamente o ímpeto do seu mercado em realizar novos investimentos e trocar a frota no momento atual. Dessa forma, a solução que o programa BioSafe propõe é combater o receio dos passageiros em estar num ambiente fechado como um ônibus sem os respectivos cuidados necessários em termos de higienização e distanciamento, permitindo o retorno seguro da mobilidade. A solução poderá auxiliar os seus clientes a aumentar a demanda por assentos e por conseguinte reduzir a parcela de perdas.
O principal catalisador das ações da Marcopolo é o ritmo da volta das viagens e a aceitação das soluções do seu novo programa BioSafe no mercado.
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