mansueto-almeida-div

Mansueto de saída

O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, deixará o governo entre julho e agosto. A decisão foi comunicada pelo próprio secretário neste domingo, após rumores de sua saída. Dessa forma, chega ao fim uma trajetória de quatro anos no Ministério da Economia, iniciada no governo Temer e estendida, a pedido de Paulo Guedes, no governo Bolsonaro.

Mansueto é funcionário de carreira do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (Ipea) e ganhou destaque após se comprometer com o ajuste fiscal brasileiro. Ele é considerado um dos maiores especialistas sobre as contas públicas do País e tinha total confiança do setor privado, local e estrangeiro.

Segundo Mansueto, a opção por sair com um ano e meio de governo dá a possibilidade para seu substituto ter condições de desenvolver um trabalho sério. Ainda, o secretário admitiu que, caso ficasse por mais algum tempo no governo, ficaria preso ao cargo até o fim deste mandato. Por estar cansado do trabalho desgastante, Mansueto não vê essa alternativa como plausível. 

O secretário fez questão de afirmar que o ajuste fiscal não fica prejudicado com sua saída e que ele continuará contribuindo para este debate, mesmo estando fora do governo. Em suas palavras, a Constituição e Paulo Guedes garantem a continuidade das medidas tão necessárias para consertar a trajetória das contas públicas do País. O substituto para o cargo ainda não foi definido, mas deverá ser escolhido pelo ministro da Economia e deve ter aval do próprio secretário.

A saída de Mansueto do governo é uma perda importante, mas os impactos negativos para o mercado devem ser minimizados pela forma como o secretário sai. Mansueto fez questão de reiterar uma transição planejada e tranquilizar os investidores com relação às reformas. Além disso, o novo nome para o Tesouro certamente será alguém comprometido com o ajuste fiscal; caso contrário, sua permanência no cargo seria insustentável. Perde-se um grande nome no ministério da Economia, mas os desafios continuam os mesmos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: De olho no Judiciário

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel