Levante Ideias - Luiz Henrique Mandeta Fabio Rodriguez

Mandetta na CPI

O início da rodada de depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, com a presença dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Nelson Teich, nesta terça, tem tudo para ser acalorada.

A expectativa é que o médico ligado ao DEM enfrente jogo duro tanto do governo quanto da oposição, com as eleições de 2022 como pano de fundo para os ataques de ambos os grupos. Mandetta é ventilado como uma alternativa de centro para o próximo pleito, seja para o âmbito presidencial ou para um eventual governo do estado.

A estratégia dos governistas já foi definida: culpar o ex-ministro por erros no início da pandemia e retirar algumas declarações de contexto para pressioná-lo, evitando o uso político dos holofotes dados pela comissão. Já a oposição deve questionar o respaldo do médico à política negacionista do Planalto e a conveniência política de, posteriormente, largar o posto realizando duras críticas ao governo.

Ao cabo, porém, o saldo do depoimento vai depender mais do próprio comportamento do ex-ministro, de como ele se defenderá e se vai partir para o ataque contra Bolsonaro e outros integrantes do Executivo. Há quem considere que é cedo demais para que o médico adote um discurso mais eleitoreiro.

O depoimento de Nelson Teich, por sua vez, deve ser mais tranquilo – já que o médico permaneceu menos de um mês no cargo e não tem nenhuma pretensão política. O colegiado inicia os trabalhos às 10 horas da manhã e não deve ter horário para acabar, mas alguns senadores cogitam abreviar as sessões de interrogatório para evitar dar qualquer oportunidade para que Mandetta se capitalize politicamente. O depoimento mais tenso é esperado para esta quarta (5), quando o general Eduardo Pazuello estará presente na CPI e terá de esclarecer suas declarações mais recentes sobre a condução da pandemia pelo governo federal.

E Eu Com Isso?

Ao que tudo indica, o ex-ministro Mandetta deve adotar um tom mais moderado e focar na sua defesa, desmentindo quaisquer pontos de ataque levantados pelos senadores – tanto da base aliada quanto da oposição. Em função da conjuntura política e pelo fato do médico se posicionar ao centro no espectro político, não é de interesse de nenhum dos outros dois grupos políticos abrir brechas para seu crescimento como cabo eleitoral.

De qualquer forma, depoimentos em CPIs acabam chamando bastante atenção no mundo político e podem gerar ruídos nos pregões desta semana, especialmente nessa terça e quarta-feira. O mercado deve acompanhar atento os depoimentos dos ex-ministros.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Barroso determina instalação da CPI da Covid-19.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.