Barroso - STF - Divulgação

Barroso determina instalação da CPI da Covid-19

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou ontem que o Senado Federal instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais irregularidades e omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

A liminar do ministro foi concedida após mandado de segurança impetrado, em março, pelos senadores do partido Cidadania, Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO). O ministro Barroso, logo após a decisão, liberou o tema para análise do plenário virtual do STF. No despacho, o ministro destacou que o Supremo tem reiterado que CPIs devem ser instaladas caso seus requisitos constitucionais sejam cumpridos. São eles: a assinatura de um terço dos integrantes de qualquer Casa Legislativa; a indicação de fato determinado para apuração; e a definição de prazo concreto para duração. O prazo de duração da CPI é de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), recebeu a decisão com maus olhos, mas afirmou que vai cumpri-la já na semana que vem, com a leitura do requerimento de instalação da CPI no Senado. Segundo o mineiro, neste momento não é oportuna a abertura de investigações, sob risco de comprometer o enfrentamento da pandemia e de forte politização, em meio ao início precoce da corrida eleitoral para 2022.

Alguns interlocutores do governo também reagiram negativamente à decisão, entendendo que ela deve tornar a relação entre Executivo e Legislativo mais complicada nas próximas semanas. Recentemente, a questão orçamentária já criou desavenças indesejadas entre as partes.

Informações de bastidor, inclusive, apontam que o presidente do STF, Luiz Fux, tentou evitar a liminar impositiva de Barroso por meio do diálogo com congressistas e com o próprio presidente do Senado. O atual presidente do tribunal deixou claro aos senadores que a decisão seria inevitável caso nada fosse feito no Legislativo.

E Eu Com Isso?

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ficou em uma situação politicamente delicada, pois nada pôde fazer sobre a instalação da CPI sem que contrariasse a base aliada do governo, uma das maiores responsáveis pela sua eleição na Casa. O líder do Senado resistiu ao máximo, mas agora deve abrir a comissão, que coloca pressão adicional sobre o Executivo.

Comissões Parlamentares de Inquérito tem como objetivo apurar ilegalidades ou omissões sobre um tema específico, por meio de discussões, entrevistas, levantamentos de evidências e dados e, posteriormente, elaboração de um relatório conclusivo, que inclusive pode ser encaminhado ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil e/ou criminal.

Além disso, continua em vigor a velha máxima do Congresso Nacional: é possível saber como uma CPI começa, mas não como ela termina. Nesse sentido, o Planalto fica mais vulnerável com a decisão de Barroso e o mercado financeiro deve acompanhar de perto o andamento das sessões da comissão. Para esta sexta (9), a notícia pode ter algum impacto negativo, mas de modo colateral, nas negociações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Pandemia volta a ameaçar retomada da atividade.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.