Na noite desta terça-feira (20), a Lojas Americanas S.A. (LAME4) divulgou um comunicado ao mercado sobre a aquisição de 100 por cento da empresa Uni.Co, dona das marcas Puket, de pijamas infantis, da Imaginarium, de itens criativos e da Mind, loja de objetos de decoração na mesma linha de design da Imaginarium.
A Uni.Co é uma companhia de grande porte com mais de 400 lojas, entre franquias e lojas próprias, e mais de 2 mil pontos de venda de seus produtos, espalhadas por todo o país, com predominância da região Sudeste. A empresa protocolou um pedido de abertura de capital em outubro de 2020, porém cancelado devido ao ambiente desfavorável do mercado para a oferta.
O valor da aquisição não foi revelado pela Lojas Americanas, porém a compra pode ser vista como mais um passo em direção à modernização e à atualização da linha de atuação da companhia no setor de varejo. Foi o terceiro movimento relevante após o anúncio de intenção da fusão com a B2W (BTOW3) e da parceria com a BR Distribuidora (BRDT3) para operar a rede de lojas de conveniência.
E Eu Com Isso?
Esperamos uma reação positiva do mercado em relação às ações da companhia (LAME4) no curto prazo, sendo esta aquisição com viés mais estratégico do que expansão e incorporação de resultados propriamente dita.
Acreditamos que a transação seja positiva para a Lojas Americanas, que incorpora um conjunto de ativos interessantes, abrindo possibilidades de desenvolvimento de marcas próprias e ampliação da rede de distribuição das marcas da Uni.Co, utilizando-se da rede grande da LAME4.
A Uni.Co não possui um tamanho de operação relevante em comparação com a Lojas Americanas, muito menos uma rentabilidade de dar inveja, com o resultado de 2019 apresentando uma receita líquida de 270 milhões de reais e Ebitda (aproximação da geração de caixa operacional) de 18,2 milhões de reais. Mas o que mais se destaca na operação é a dominância da marca no nicho de “fun design”, além da rede de fornecedores sendo desenvolvida na China durante um período longo, cerca de dez anos.
Um ponto importante a observar é que a Uni.Co possui como acionista controlador a gestora Squadra, com quase totalidade de suas ações, no qual já é investidora desde 2012. O IPO teria sido provavelmente um meio de saída do investimento da gestora na companhia, dado o tempo de investimento em linha com o padrão de um grande investimento em private equity.
Apesar de não revelado o valor da transação, o montante certamente é um valor pequeno considerando a posição de caixa de mais de 7 bilhões de reais das Lojas Americanas, reforçado com um follow-on, oferta subsequente de ações, recente (7,87 bilhões de reais levantados), porém tem o potencial de trazer uma melhoria de margens no longo prazo com a inserção e renovação do portfólio dentro das lojas, assim como acelerar o desenvolvimento de marcas próprias.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—