Na quarta-feira, 17 de fevereiro, as companhias Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) divulgaram para o mercado a realização de submissão ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de sua combinação de negócios.
O comunicado relata o período de 240 dias para o Conselho analisar a proposta de fusão, que se iniciou a partir do protocolo realizado em 08 de fevereiro de 2021, prorrogável por até 90 dias adicionais.
O Cade ainda disponibilizará a versão pública do formulário de notificação em seu website, onde será também atualizada a evolução do seu processo de análise.
E Eu Com Isso?
Seguindo o processo iniciado pelas companhias ainda em 2020, a submissão ao Cade trata-se de mais uma formalidade, não sendo esperados impactos nos preços das ações das companhias (RENT3 e LCAM3) no curto prazo.
Após a notícia divulgada em 15 de janeiro de 2021, sobre a possibilidade de o Cade barrar a fusão das companhias, as ações apresentaram forte queda, se recuperando lentamente nos dias seguintes.
Apesar do impacto negativo nas ações, destacamos que, pela proposta nem ter sido submetida formalmente ao Cade na época, seria muito cedo para definir se este é de fato um risco potencial.
Dadas as experiências passadas do Conselho, seguimos com a perspectiva de que o Cade irá aprovar a fusão, porém mediante implementação de alguns remédios, como por exemplo a venda de alguns ativos no segmento de aluguel de veículos em que a companhia combinada terá cerca de dois terços do mercado.