localiza-div-localiza

Fusão da Localiza com a Unidas

A Localiza (RENT3) e a Unidas (LCAM3) anunciaram na madrugada desta quarta-feira (23) que foi celebrado nesta terça-feira (22) um acordo de incorporação de ações da Unidas pela Localiza, viabilizando a combinação dos negócios.

Dessa forma, a Unidas será uma subsidiária integral da Localiza e os seus atuais acionistas receberão ações da compradora conforme a seguinte relação de troca: cada acionista da Unidas receberá 0,44682380 de ação nova emitida pela Localiza para cada 1 ação da Unidas. Os acionistas da Localiza terão 76,85 por cento da nova companhia, enquanto o restante (23,15 por cento) pertencerá aos acionistas da Unidas.

Como parte da transação, pretende-se que a Companhia Combinada amplie para a Localiza a parceria atualmente existente entre a Unidas e a subsidiária da Enterprise, Vanguard Car Rental USA, LLC, que é dona das marcas Alamo, Enterprise e National “mediante um novo modelo de Mutual Referral Agreement visando a cooperação entre as empresas através de indicação mútua de clientes”.

A transação está sujeita ainda a: i) aprovação dos acionistas de ambas companhias, em suas respectivas assembleias gerais e ii) à aprovação da incorporação de Ações pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições ou com restrições.

A surpreendente notícia é positiva para ambas companhias e esperamos impacto positivo no preço de ambas ações (RENT3/LCAM3) na sessão desta quarta-feira (23).

Esperamos desempenho levemente superior à Unidas devido ao i) desempenho muito inferior no ano, com queda de 4,9 por cento nas ações (LCAM3) enquanto as ações da Localiza (RENT3) avançam 9,8 por cento e ii) relação de troca, na nossa avaliação, mais positiva para a Unidas, aos preços de fechamento o valor de mercado da Unidas representa 21,6 por cento da companhia combinada, portanto abaixo do percentual da Unidas na nova companhia de 23,15 por cento. Mantido constante o preço das ações da Localiza (RENT3), as ações da Unidas deveriam subir cerca de 9 por cento para ficar em linha com a relação de troca proposta na fusão.

No longo prazo também enxergamos um potencial promissor em termos de poder de consolidação no mercado de locação de veículos e ganhos sinérgicos muito interessantes. Enquanto a Localiza (RENT3) tem destaque operacional no segmento de Rent a Car (RaC), a Unidas (LCAM3) diferencia-se na parte de Gestão de Frotas.

Contudo, lembramos que a incorporação deverá ser aprovada pelo Cade e não descartamos que sejam impostas restrições relevantes neste acordo.

A Localiza tinha uma parceria com a Hertz na parte de locação internacional, cujos resultados obtidos foram abaixo da expectativa da companhia e o acordo foi finalizado recentemente. Ao que tudo indica, a Localiza quer agora, através da subsidiária Unidas, fortalecer a sua atuação internacional utilizando parceria com a Vanguard.

A expectativa é que, combinadas, a “nova Localiza” tenha potencial de entregar um Ebitda (métrica para geração potencial de caixa operacional) superior a 3 bilhões de reais e uma frota de mais de 470 mil veículos. Como neste setor a pulverização geográfica e a escala são extremamente importantes, a nova Localiza poderá reforçar ainda mais os seus diferenciais competitivos atuais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel