reforma da previdência

Liderança da Câmara

A liderança da Câmara não está mais formalmente com os bolsonaristas. Nesta quarta-feira (12), o presidente destituiu o deputado major Vitor Hugo (PSL-GO) do cargo e o substituiu por um deputado do Centrão e ex-ministro do governo Temer, Ricardo Barros (PP-PR).

A decisão foi tomada por Bolsonaro e não passou pelo responsável pela articulação política, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que está de férias. A mudança veio em concomitância com o discurso do presidente em defesa do teto de gastos e compromisso com a austeridade fiscal, após reunião com lideranças do Congresso. É possível que a troca do líder do governo na Câmara tenha sido debatida nessa reunião anterior.

Na declaração ao público, estavam ao lado do presidente da República os presidentes Davi Alcolumbre (DEM-AP), do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara, além dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ainda, marcaram presença os próprios deputados Ricardo Barros e Vitor Hugo, e também o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso e o deputado Arthur Lira, líder do PP na Câmara e uma das cabeças do Centrão.

Na avaliação de Vitor Hugo, a mudança se deu em função de um novo cenário da política. Já havia alinhamento do Centrão com relação à agenda legislativa promovida pelo governo, por meio das articulações de Arthur Lira nas votações. No entanto, com a necessidade de avançar em pautas econômicas (inclusive, para preservar o teto de gastos), a troca por um quadro mais experiente da Câmara e membro do Centrão é estratégica para o Planalto.

Com a aliança entre os dois grupos cada vez mais sólida, é de se olhar com bons olhos que o líder do governo na Câmara não fique restrito à ala bolsonarista. Os impactos da troca para o mercado, porém, devem ser neutros. No dia de hoje, deve haver, sim, um impulso positivo residual para os investidores após a defesa conjunta (presidente e lideranças do Congresso) do teto de gastos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.