Na quarta-feira (25), a Movida encaminhou um novo parecer técnico à SG (Superintendência-Geral) do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), contrário à fusão das companhias Unidas e Localiza.
Segundo a locadora de veículos, ambas companhias são as maiores empresas do mercado brasileiro atualmente, além de serem rivais mais próximas e praticarem o menor preço no mercado nacional.
Ainda segundo o parecer técnico, o quarto da Movida contrário ao negócio, ele conclui que, caso seja eliminada a rivalidade entre as companhias, a combinação de negócios afetaria a competitividade do mercado como um todo.
Isso porque, segundo a locadora, a fusão tenderia a gerar pressões de preços muito maiores do que de um ato de concentração envolvendo duas empresas com posicionamentos estratégicos distantes.
O acordo vem sendo avaliado desde fevereiro pelo Cade, que tem até janeiro de 2022 para chegar a uma conclusão sobre o caso.
Notícias veiculadas na semana passada já apontavam o risco do Cade de poder impugnar a fusão entre Localiza e Unidas dada a complexidade da operação.
Por fim, também entraram como terceiras interessadas no processo que corre no Cade a Ald Automotive (grupo francês Société Générale), a Fleetzil (grupo Volkswagen) e a companhia Ouro Verde, aumentando preocupações concorrenciais.
E Eu Com Isso?
A notícia é negativa para ambas as companhias, Unidas e Localiza, devendo a notícia se refletir negativamente no preço das ações das companhias (LCAM3 e RENT3) no curto prazo.
A manifestação da Movida ressalta uma preocupação do Cade, da perda de competitividade no mercado caso ocorra a combinação entre os negócios.
De fato, devido às suas economias de escala, as companhias conseguem praticar o menor preço no mercado nacional, um valor entre 11% e 14% menor do que a Movida, fato ressaltado por ela em seu novo parecer.
Dado o cenário exposto acima, estamos mais cautelosos quanto à aprovação de combinação de negócio das empresas locadoras de veículos.
A perspectiva inicial de que o Cade aprovaria a fusão mediante a implementação de alguns remédios mostra-se mais desafiadora do que o esperado em um cenário de maior incerteza para o setor.
Seguimos monitorando os comunicados do Cade de forma a mensurar os potenciais impactos não somente para Localiza e Unidas, que estão diretamente envolvidas na transação, mas também nos demais players do setor.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—