Na última segunda-feira (03), Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, apresentou um plano para aumentar a concorrência no setor de proteínas americano, visando a redução dos preços para seus consumidores. Biden ainda se reuniu com um grupo de pecuaristas após apresentar o plano.
Neste plano, está a distribuição de US$ 1 bilhão do pacote de auxílio da pandemia para a ajuda a pequenos produtores independentes de carne. Outras medidas são o financiamento para treinar trabalhadores da indústria e melhorar as condições, além da criação de novas regras para o setor.
E Eu Com Isso?
A notícia é negativa para as grandes companhias do setor, especialmente JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), que possuem maior exposição ao mercado americano. No pregão desta segunda-feira, as ações das companhias caíram 4,2% e 3,6%, respectivamente.
O plano de Biden surge após uma forte alta nos preços dos alimentos para os americanos, principalmente da carne bovina, que subiu quase 21% entre janeiro e novembro de 2021. Segundo o presidente americano, essa alta nos preços foi decorrente da concentração de mercado. Na carne bovina, 4 empresas representam 85% do mercado, segundo o governo americano.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—