jbs-div

JBS (JBSS3): Executivos da Pilgrim’s denunciados por fixação de preços nos EUA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nesta quarta-feira (3) quatro executivos da indústria de frigoríficos do país, notadamente a Pilgrim’s. A acusação é de que eles teriam agido para estabelecer um preço fixo de venda das aves para seus clientes entre 2012 e 2016, formando um conluio no mercado de frangos e assim obtendo benefícios econômicos com a medida.

Entre os acusados está Jayson Penn, CEO da Pilgrim’s Pride, companhia especializada em frangos e produtos associados que é controlada pela JBS (JBSS3). Conforme o resultado do primeiro trimestre de 2020, a Pilgrim’s Pride corresponde a cerca de 30 por cento do seu resultado operacional total medido pelo Ebitda.

A notícia é negativa para os acionistas da JBS e as ações reagiram mal à notícia no pregão desta quarta-feira (3). Enquanto JBSS3 recuou 5,5 por cento, as ações da Pilgrim’s Pride listadas na Nasdaq com o código PPC foram além e caíram 12,4 por cento na sessão.

No ano as ações JBSS3 desvalorizam 18,3 por cento, desempenho em linha com o Ibovespa que cai 19,6 por cento.

Embora a acusação, ao menos num primeiro momento, seja apenas contra os executivos e não contra a empresa, a queda forte é explicada pela maior percepção de risco associado à imagem da companhia e pela possibilidade de o processo incorrer em multa aos funcionários sob sua responsabilidade, podendo afetar seus lucros e caixas futuros.

No contexto brasileiro a notícia é preocupante, posto que o grupo JBS tem histórico de problemas de governança corporativa e imagem. Por esse motivo, as suas ações costumam ser negociadas com desconto em relação a seus pares. Um dos catalisadores do fechamento do desconto e assim da valorização das ações está relacionado a melhora na imagem do grupo, o que fica um pouco mais distante a partir de agora.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: JBS (JBSS3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel