A JBS (JBSS3), maior indústria global de carne bovina, informou, nesta quarta-feira (17), após o fechamento do mercado, que a sua controlada JBS Global Luxembourg celebrou um acordo para aquisição do controle da sociedade espanhola Biotech Foods.
A operação marca o ingresso da companhia no mercado de proteína cultivada, que consiste na produção de alimentos a partir de células animais, e inclui o investimento de US$ 41 milhões na construção de uma nova unidade de operação na Espanha para escalar a produção.
A BioTech Foods é uma das companhias líderes no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada.
A companhia opera, desde 2017, uma planta-piloto em San Sebastián, na Espanha, e tem projeções de alcançar a produção comercial em meados de 2024 quando a proteína cultivada chegará aos consumidores na forma de diversos alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos, almôndegas, entre outros, com a mesma qualidade, segurança, sabor e textura provenientes da proteína tradicional.
A tecnologia desenvolvida pela BioTech Foods tem potencial não apenas para a produção de proteína bovina, mas também para a de frangos, suínos e pescados.
Pelos termos da operação, a JBS se tornará a acionista majoritária da BioTech Foods.
A JBS anunciou, ainda no mesmo comunicado, a implantação do primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Biotecnologia de Alimentos e de Proteína Cultivada no Brasil.
E Eu Com Isso?
No total, a JBS destinará US$ 100 milhões às duas iniciativas, que estão em linha com a estratégia da companhia de ampliar a sua plataforma de novas formas de produção de proteína, como reflexo das novas tendências de consumo e do crescimento populacional esperado nas próximas décadas.
Dessa forma, esperamos um impacto levemente positivo nas ações da JBS (JBSS3) no curto prazo.
Assim que assumir o controle da BioTech Foods, a JBS estará um passo à frente de concorrentes como as americanas Cargill e Tyson e a BRF, que chegaram a fazer aportes minoritários.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—