jbs-div

JBS divulga 3T20

A JBS apresentou seus resultados do terceiro trimestre de 2020 na noite desta quarta-feira (11), após o fechamento de mercado.

Os resultados vieram bons em todos os segmentos de atuação, com forte geração de caixa livre e acima do esperado pelo mercado.

A receita líquida consolidada atingiu 70,1 bilhões de reais, crescimento anual de 34,3 por cento, com Ebitda (métrica de geração de caixa potencial da companhia) de 8 bilhões, crescimento de 35 por cento em relação ao 3T19, com margem de 11,4 por cento.

Os principais destaques positivos ficam com a atuação no Brasil, com Seara e nos EUA com melhoras significativas no segmento Suíno e na bandeira Pilgrim’s Pride (equivalente à Seara norte americana).

i) Crescimento do Ebitda (métrica de geração de caixa potencial da companhia) de 64,7 por cento e 48,9 por cento na comparação anual de JBS USA Pork (Suínos) e Pilgrim’s Pride, atingindo 1,16 bilhões e 2,09 bilhões de reais respectivamente.

ii) Crescimento da receita líquida de 29,9 por cento na Seara, chegando a 6,96 bilhões de reais, com Ebitda crescendo 55,4 por cento, atingindo 1,09 bilhões de reais. Ambos em relação a terceiro trimestre de 2019.

iii) Forte geração de caixa livre de 5,2 bilhões de reais (36,9 por cento acima na comparação anual), baixando a alavancagem financeira (relação Dívida Líquida por Ebitda) para abaixo de 2 vezes.

O destaque negativo fica com:

i) Margem bruta consolidada menor tanto em relação ao ano anterior como em relação ao trimestre passado, atingindo 16,8 por cento (contra 17,2 por cento do 3T19 e 21,5 por cento do 2T20) devido principalmente à menor disponibilidade de gado, que não acompanhou a demanda forte, elevando os custos para a companhia.

A companhia neste trimestre encerrou processos judiciais que estavam em curso no Departamento de Justiça norte americana (DoJ), relativos aos danos causados aos acionistas pelo desdobramento do “Joesley Day” no Brasil, além de problemas com contratos de fornecimento na sua controlada Pilgrim’s Pride, eliminando todos os passivos judiciais detidos no país. Esses acordos tiveram um impacto negativo não recorrente de cerca de 700 milhões de reais.

Os resultados apresentados foram sólidos e bastante positivos, com margens saudáveis em todos os segmentos, mesmo frente ao aumento de custos significativo no insumo (gado e grãos), com geração de caixa forte, possibilitando uma redução forte da alavancagem tanto em reais (de 2,56 vezes em 2019 para 1,83 vezes neste trimestre) como em dólares (2,39 vezes no 3T19 para 1,60 vezes neste tri).

Acreditamos que as ações (JBSS3) terão um impacto positivo no curto prazo, após devolver todo o ganho que obteve após o encerramento dos passivos judiciais nos EUA, muito positivo para a empresa por tirar a incerteza a respeito da dimensão das consequências potencialmente negativas para a companhia.

Além disso a empresa conseguiu se beneficiar do câmbio mais elevado e se proteger da sua volatilidade, reduzindo significativamente as suas despesas financeiras decorrentes da variação cambial, atingindo um lucro líquido de 3,1 bilhões de reais (778 por cento acima do mesmo período do ano anterior).

A companhia deve seguir registrando números positivos nos meses seguintes por ser uma das maiores companhia de proteína animal do mundo, com demanda por carne ainda aquecida e preços favoráveis, sobretudo devido à demanda asiática forte puxadas pela China e mercado norte americano aquecido.

Ainda a JBS vem investindo forte no monitoramento de seus fornecedores, melhorando gradualmente a qualidade da origem da sua carne, tanto no que tange à proteção ambiental, como na origem legal de sua matéria prima. Desde 2017, após o problema de corrupção envolvendo seus controladores (J&F dos irmãos Batista) a empresa também vem com forte melhora na governança e seus processos internos, ganhando destaque cada vez maior no campo ESG, que acreditamos ser uma das principais âncoras das ações atualmente.

Os principais pontos de influência no preço das ações daqui em diante são a possível venda da participação detidas pela BNDES (cerca de 21,5 por cento do total), os desdobramentos da ação judicial contra a holding controladora J&F para indenizar a JBS pelos problemas gerados pelo escândalo de corrupção e crescimento gradual da rentabilidade da companhia, com redução da alavancagem e evolução da geração de caixa livre.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Domingo de Valor

Múltiplo P/VPA

Na coluna de hoje eu encerro a série sobre avaliação de empresas (valuation). Irei falar sobre o múltiplo P/VPA, um dos múltiplos de avaliação mais

Read More »
E eu com isso

Alta na fragmentação partidária

A fragmentação partidária, no âmbito do Executivo municipal, aumentou pela quinta vez consecutiva em eleições municipais no Brasil. Em 2004, as cinco principais legendas concentravam

Read More »
E eu com isso

Novidades entre Itaú e XP

Nesta segunda-feira (30), após o fechamento do mercado a XP divulgou um fato relevante anunciando a emissão de um follow-on que deve injetar cerca de

Read More »
Ações do Índice Bovespa em telão.
E eu com isso

Dezembro com lucro

O último mês do ano não costuma ser um período de fortes emoções na bolsa. Explica-se. Os investidores profissionais, que administram recursos de terceiros, costumam

Read More »
E eu com isso

Destaques do Petrobras Day

Nesta segunda-feira (30), a Petrobras realizou o evento virtual anual da companhia, o Petrobras Day, para apresentar maiores detalhes do plano de negócios 2021-2025, divulgado

Read More »
E eu com isso

Resultados do segundo turno

Os resultados do segundo turno das eleições municipais vieram em linha com o esperado. Conforme previmos, Bruno Covas (PSDB) venceu em São Paulo, Eduardo Paes

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel