isa-cteep1

Isa Cteep (TRLP4): resultados do 1T20

A Isa Cteep (TRLP4) divulgou seu resultado do primeiro trimestre na quarta-feira (29/abr) após o fechamento dos mercados. O resultado da companhia foi bom com números levemente acima do esperado pelo consenso de mercado em termos de Ebitda e lucro líquido.

A receita líquida considerando a forma regulatória foi de 734 milhões de reais, crescimento de 5,8 por cento na base anual e praticamente estável no comparativo com o último trimestre.

Já o seu desempenho operacional medido pelo Ebitda Ajustado foi de 674 milhões de reais no primeiro trimestre (crescimento de 9,6 por cento na base anual) com margem de 87,7 por cento, 7 pontos percentuais acima do registrado no primeiro trimestre de 2019.

Por fim, o lucro líquido foi de 323 milhões de reais, um aumento de de 38,3 por cento no comparativo anual.

Mais uma vez o resultado da Isa Cteep veio sem surpresas e marcado pelo crescimento do lucro líquido e sólida geração de caixa. Esperamos impacto positivo no preço das ações (TRPL4) no curto prazo devido aos resultados apresentados vierem acima do esperado.

No ano, as ações TRPL4 apresentam retorno negativo de 13 por cento, desempenho melhor do que a média do setor de energia elétrica (IEE) que recua 18,5 por cento e melhor do que o Ibovespa, que tem perdas de 28 por cento.

A Isa Cteep manteve a sua política de distribuição de dividendos inalterada na crise e não suspendeu nem adiou o pagamento de dividendos/JCP, como fizeram outras empresas da Bolsa. Inclusive a companhia realizou pagamento de JCP no valor de 150 milhões de reais (0,23 reais por ação) nesta quarta-feira (29/abr).

A transmissora de energia mostrou, através dos seus resultados, a resiliência do seu modelo de negócio mesmo diante das dificuldades econômicas vigentes devido a pandemia da Covid-19, cujo impacto, ao menos neste primeiro período, foi nulo para a empresa.

Segundo a Diretoria da empresa: “a companhia mantém, por ora, a previsão de investir cerca de 1 bilhão de reais em 2020. Também está mantida a expectativa de energizar de quatro a seis projetos de transmissão até o fim do ano.

O aumento das suas receitas foi decorrente da variação positiva do IPCA e pela operacionalização de novos projetos de reforços e melhorias.

Já o crescimento do Ebitda, que foi acima do crescimento das receitas, é explicado tanto pelos itens acima como pela redução nos custos e despesas, que recuaram 2,5 por cento na comparação com o 1T19. De acordo com a ISA CTEEP, houve redução no quadro de colaboradores e ganhos de eficiência através de melhorias nos processos da empresa. Com isso, a ela obteve ganhos de margens operacionais bastante expressivos no período.

A variação positiva no lucro líquido levou a ISA CTEEP a fechar o período com margem líquida de 42 por cento, 8,8 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período de 2019. O resultado foi beneficiado pela melhora no resultado financeiro e pela menor alíquota efetiva de IR.

Por fim, ela fechou o período com uma relação dívida líquida/Ebitda de 1,1x, nível bastante controlado e praticamente estável com o fechamento de 2019.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Bradesco (BBDC3/BBDC4): resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel