A empresa de resseguros IRB Brasil RE (IRBR3) divulgou na noite da última quinta-feira (18) seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. Devido aos vários escândalos recentes envolvendo a companhia, o resultado, assim como foi ao longo de todo o ano passado, era um dos mais aguardados pelos investidores.
A companhia continuou mostrando melhora em alguns indicadores operacionais, porém ainda tem um longo caminho para reverter os resultados negativos, pois realizou uma série de ajustes nas suas operações e o prejuízo veio maior do que o esperado.
O prejuízo líquido de 630,2 milhões de reais no quarto trimestre ante lucro de 654,4 milhões no mesmo período do ano anterior, já considerando os novos números apresentados pela companhia referentes a 2019, foi um dos principais destaques negativos. O prejuízo líquido se deu principalmente devido a uma menor arrecadação com prêmios ganhos e prêmios retidos, além dos ajustes feitos na operação da resseguradora através da “retrocessão”, ou seja, repassar operações para outros resseguradores.
Os prêmios emitidos pela companhia no trimestre somaram 2,0 bilhões de reais, representando uma leve queda na comparação anual (0,9 por cento). Ao longo dos outros trimestres a companhia vinha apresentando crescimento nessa linha, com isso, no acumulado do ano, a companhia emitiu 9,6 bilhões de reais, um aumento de 12,7 por cento quando comparado com 2019.
Entre os destaques positivos, vale destacar a redução no prejuízo com resultado de underwriting que chegou a mais de 1 bilhão de reais no segundo trimestre e teve uma melhora gradual até atingir um prejuízo de 194 milhões neste trimestre. Além disso, o índice de sinistralidade total mostrou melhora sequencial de 4,4 pontos percentuais em relação a 3T20, encerrando o trimestre em 92,1 por cento.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que o resultado do IRB veio abaixo das expectativas do mercado, em especial o prejuízo líquido no período. Com isso, esperamos impacto negativo no preço das ações (IRBR3) no curto prazo.
Apesar do resultado fraco, a teleconferência de resultados na manhã (11:00) desta sexta-feira (19) pode melhorar as expectativas do mercado sobre IRB Brasil (IRBR3), uma vez que os preços das ações, na nossa visão, ainda estão sendo influenciados por uma falta de confiança após o caso de fraude. Dessa forma, esperamos que uma melhora constante na transparência por parte da companhia no longo prazo seja quase tão impactante quanto seus resultados em si.
Em 2020, as ações da companhia (IRBR3) apresentaram queda de 76,9 por cento, atribuído principalmente a fraude, nos menos de dois meses de 2021 a história continua difícil para seus investidores, com uma performance negativa de 18,7 por cento.
Depois de confirmar a fraude nas reservas técnicas, a companhia está fazendo o necessário para arrumar a casa com uma série de medidas realizadas em 2020, entre elas, capitalização, emissão de debêntures, venda de ativos e operações estruturadas redutoras de provisão, tendo um impacto total de 4,8 bilhões de reais.
A companhia segue líder em seu setor e as medidas feitas ao longo do ano mostram comprometimento no turnaround da companhia, porém o grande problema da IRB Brasil não é apenas operacional, mas reputacional e quebra da confiança é uma ferida que pode demorar a cicatrizar.