Levante Ideias - BR Distribuidora

Investor Day da Vibra Energia

A Vibra Energia (BRDT3), antiga BR Distribuidora, realizou o Investor Day na manhã desta quarta-feira (01), apresentando maiores detalhes da trajetória e projetos concluídos desde a abertura de capital em 2017 e também sobre os projetos futuros de expansão do negócio.

A companhia vem realizando movimentações desde o ano passado (2020) em direção à uma atuação na comercialização, distribuição completa no segmento de energia de maneira mais ampla, englobando novos combustíveis e fontes de energia (etanol, biogás, GNL por exemplo), sendo um dos principais pontos a compra da Targus, uma trading de energia, se posicionando para uma mudança na matriz energética mundial prevista ao longo dos próximos anos.

Em termos de eficiência operacional, a Vibra realizou medidas importantes desde a redução da participação da Petrobras de 71,25% para 37,5%, o que conferiu à Vibra o status de empresa privada, com o Estado passando de controlador para acionista de referência, dando maior autonomia à gestão.

Ademais, a companhia foi capaz de remodelar os contratos de comercialização de combustíveis, reduzindo o tempo de fechamento de contratos de 180 dias para 40 dias, reduziu equipe, otimizou a estrutura logística criando blocos de atuação logística em cada região do país e terceirizou os planos de saúde, além de mudar a estrutura do plano de previdência, retirando um passivo atuarial bilionário.

Isso só para citar os principais.

As medidas permitiram à companhia sair de uma margem Ebitda/m³ da faixa de R$ 60 a R$ 70 para mais de 100, fechando uma importante lacuna com os principais concorrentes.

Além disso, melhorou a estrutura de endividamento, alongando prazos e reduzindo o custo do endividamento, melhorando o fluxo de caixa e se tornando uma excelente distribuidora de proventos.

Agora a companhia se prepara para expandir seus braços de atuação entrando em novos mercados focados no segmento de energia mais limpa.

Em complemento à melhoria da operação atual já existente (Distribuição de combustíveis, Lojas de conveniência, Comercialização e trading de energia elétrica), os novos vetores de crescimento envolvem a oferta de gás natural e biometano, soluções de carregamento de veículos elétricos, entrada no mercado de etanol e derivados e investimento em novas soluções para fontes de energia como hidrogênio e células de combustíveis.

E Eu Com Isso?

Com a apresentação do Investor Day, um dos mais esperados eventos da companhia desde a entrada do “Super CEO” WIlson Ferreira Jr. (ex-Eletrobras), a Vibra deixa clara as avenidas que irá pavimentar daqui em diante e, inclusive, deixando bem definido os segmentos que não irá atuar: majoritariamente atividades que envolvem um capital intensivo como refino, geração de energia elétrica e infraestrutura de transporte.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da BR Distribuidora (BRDT3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.